segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Resveratrol e seus benefícios

O resveratrol é um pequeno composto polifenólico (pertencente à família dos estilbenos), produzido naturalmente por diversas plantas para se protegerem do ataque de microrganismos patogênicos, como bactérias ou fungos. Esse composto bioativo, mais conhecido como o principal componente de uvas e vinho tinto, tem ganhado destaque por suas propriedades no antienvelhecimento, anticancerígenas, anti-inflamatórias, antioxidante e propriedades protetoras do sistema cardiovascular.

Estudos sugerem que a suplementação de resveratrol reduziu significativamente a taxa metabólica de repouso, efeito semelhante ao que ocorre quando há restrição calórica. Por outro lado, foi verificado no mesmo estudo que houve aumento do metabolismo mitocondrial no músculo, o que implica no aumento da queima de calorias, por meio da ativação das proteínas AMPK, SIRT1 (sirtuina 1)  e PGC-1alfa.
 
Além disso, teve efeito positivo sobre os níveis de glicose e insulina, sugerindo uma melhora da sensibilidade à insulina e com bom efeito na obesidade, sobre concentrações de triglicérides e diminuição do acúmulo de gorduras no fígado, com redução dos níveis da enzima ALT, com consequente melhora da função hepática.

Os resultados de outro estudo realizado com pacientes diabéticos tipo 2, também mostrou melhora da sensibilidade à insulina, em parelelo com a redução da resistência à insulina, com diminuição do estresse oxidativo e atuar sobre a via de sinalização da Akt.

Teve outros efeitos positivos sobre a redução de marcadores inflamatórios e da pressão arterial sistólica, em aproximadamente 5 mmHg.

Também em estudos in vitro e in vivo, verificou-se o potencial efeito quimiopreventivo em relação a diversos tipos de câncer, incluindo mama e cólon. O resveratrol também é capaz de fornecer neuro e cardio proteção, que tem sido atribuído, em parte, a um efeito anti-hipertensivo e hipolipemiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!