domingo, 1 de dezembro de 2013

Oleaginosas





As frutas oleaginosas são alimentos ricos em nutrientes, como gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, fibras, sais minerais (potássio, cálcio, magnésio), antioxidantes (selênio e vitamina E), vitaminas (ácido fólico, vitamina E, niacina), fitoquímicos (carotenoides, flavonoides, e fitosteróis). Apesar do alto valor energético, em virtude da composição de ácidos graxos, as oleaginosas podem influenciar beneficamente a saúde humana.

Os fitoquímicos encontrados nas frutas oleaginosas têm sido associados com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, anti-proliferativas, antivirais, quimiopreventivas e hipocolesterolêmicas (diminuição do colesterol). 

Um estudo publicado na revista The New England Journal of Medicine (NEJM) demonstrou que o consumo diário de frutas oleaginosas (como nozes, avelãs e amêndoas) foi associado com menor mortalidade, independentemente de outros preditores de morte.

Apontaram que apenas uma porção (28g) por dia de frutas oleaginosas pode reduzir em 20% o risco de morte, ou em 29% os riscos de morte por doenças cardíacas e reduzir em 11% o risco de mortalidade por câncer.

Outros estudos também demonstraram que o seu consumo está associado com a redução da incidência de doença cardíaca coronariana, cálculos biliares e diabetes tipo 2, influenciando na redução do colesterol, estresse oxidativo, inflamação, pressão arterial e adiposidade visceral.


Então, que tal incluir esses alimentos na sua rotina?! Aproveite para ter esses benefícios de forma saborosa e nutritiva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!