sábado, 7 de dezembro de 2013

Bebidas açucaradas

Por que eu fico tão preocupada quando um pai ou mãe me fala que seu filho adora refrigerantes, sucos de caixinha ou sucos em pó?!

Uma pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o consumo frequente de bebidas adoçadas com AÇÚCARES SIMPLES, como os refrigerantes e sucos industrializados, aumentou o risco cardiometabólico em adolescentes.

Esse risco se refere a um conjunto de condições que favorecem o desenvolvimento de DIABETES TIPO 2 e DOENÇAS CARDIOVASCULARES, além de interferir negativamente nas frações de colesterol HDL (colesterol "bom") e aumentar triglicerídeos.

Este estudo foi um dos poucos que examinou as possíveis associações entre a ingestão de bebidas açucaradas e fatores de risco cardiometabólico em adolescentes.
Os resultados fornecem evidência de que o consumo moderado (>750 ml/ dia) durante a adolescência pode ter consequências NEGATIVAS para a saúde, devendo ser LIMITADO.

Se para as crianças e adolescentes já é perigoso, imagine para os adultos!

Vamos repensar e refletir o que estamos colocando no carrinho de compras?!

Alguns países já planejam aplicar impostos adicionais em bebidas açucaradas, defendendo a hipótese que a taxa diminuirá gastos públicos com obesidade e financiará iniciativas saudáveis em escolas.


Vamos ficar atentos!

- Refrigerantes e outras bebidas açucaradas são a maior fonte de calorias (vazias) da sua alimentação. (Dietary Guidelines for Americans, 2011)

- Uma porção extra de bebidas açucaradas por dia eleva o risco de obesidade de uma criança em 60% (The Lancet, 2001)

- Um ou dois copos de bebidas açucaradas por dia aumenta o risco de diabetes tipo 2 em cerca de 25% (Diabetes Care, 2010)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!