quarta-feira, 12 de junho de 2013

Alimentos Afrodisíacos


Assim como ocorre com a sexualidade, a boa mesa também é inseparável da imaginação (Jean F Revel), então devemos reconhecer que a gastronomia é arte que pode nos dar prazer na mesa e por que não, na cama? 

No entanto, não existem comprovações concretas que garantam que determinado alimento tenha ação afrodisíaca, mas sim que alguns nutrientes desses alimentos possam auxiliar no desempenho sexual por exercerem diversas ações no organismo.

Mas como hoje é dia dos namorados e não quero ser estraga prazeres, considero válido experimentar esses alimentos, estimulando seus sentidos nesse dia especial, deixando rolar um clima, afinal, afrodisíaco é qualquer substância ou atividade que desperta o desejo amoroso... e o único afrodisíado verdadeiramente infalível é o amor (ah, estou romântica).

Os alimentos podem ser reconhecidos como afrodisíacos por:
1) associação imediata com o formato (ex: ostras e aspargos) ou associações como ao ingerir o órgão sexual de outro animal (como testículos), estaria adquirindo a sua força também.
2) por provocarem algum tipo de reação fisiológica como aumento dos batimentos cardíacos ou da temperatura corporal
3) por conterem alguns nutrientes que auxiliam no bem estar geral (zinco, magnésio, vitaminas e substrato para serotonina).

Alguns exemplos de alimentos considerados “afrodisíacos” e suas ações: 



Muitas frutas consumidas regularmente em nossa alimentação também são consideradas afrodisíacas, como: abacate, banana, coco, damasco, romã, maçã, morango, framboesa, pêra, pêssegos, tâmara, uva, entre outros. Muitas frutas estão associadas ao prazer e a fertilidade, e muitas vezes suas formas são associadas com o corpo feminino.

Como existem os indicados, é importante lembrar que alguns alimentos devem ser evitados (sinal vermelho!!!), pois exercem ação contrária aos alimentos afrodisíacos, como:


- Frituras, doces, massas, carnes gordurosas ou molho branco: devido ao seu conteúdo de gordura, que impede a circulação adequada de sangue e dificulta a digestão;

    Então, ir à uma churrascaria ou rodízio de massas é preciso atenção! Cuidado com aqueles fondues também, já que nessa época costuma esfriar à noite. Se escolher uma massa,  escolha um molho vermelho e prefira uma carne grelhada para acompanhar.
- Bebida alcoólica em excesso: pode causar impotência, sonolência e acabar com a noite;
- Brássicas (couve, repolho, couve-flor, etc) e leguminosas como o feijão: devido ao seu teor de fermentação, podem provocar flatulência. Não vai ser nada legal ficar com gases e depois querer namorar...

Dicas práticas: 
HOJE coma comida leve! Uma carne branca grelhada, como um salmão ou outro peixe, legumes cozidos ou salteados... sabe onde a pedida é boa?! 
 -Restaurante Japonês. Inclui vários alimentos citados, como o gengibre, está super na moda e muita gente adora (cuidado com os fritos)

Não podemos esquecer que devemos sempre aliar estes alimentos considerados afrodisíacos a uma alimentação habitual saudável para garantir estes efeitos, respeitando os sinais que seu corpo dá quando não se sente bem com determinado alimento.


Um alimento que estimule a libido e aumente a capacidade sexual pode ser qualquer manjar natural e atrativo pelo olhar, pelo olfato e claro, pelo paladar. Mas tudo isso não significa que os efeitos serão iguais para todos. Sem muito mistério, o melhor afrodisíaco é (e sempre será) o amor, a comida, o (a) companheiro (a), sempre bem entretido com a imaginação, intimidade e humor.

Feliz Dia dos Namorados!


Fontes consultadas: VP online (2008), Daskal (2008), Basso (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!