sábado, 13 de julho de 2013

Café preto

Eu adoro tomar café preto... e você? Se tem um hábito que une o mundo inteiro em sua imensidão geográfica e cultural, certamente é o café! Quem gosta, dificilmente resiste ao aroma da bebida passada na hora.

Antigamente, eu fugia dessa bebida quentinha, pois gostava com muito açúcar! Quando eu via que a quantidade de açúcar que eu precisava colocar para adoçar, para o meu gosto, era absurdamente excessiva, eu desistia. Hoje eu aprendi a tomar com adoçante (uso só o stévia da marca Stevita, pois foi o único que me adaptei) e aprecio com moderação, como todos... 

O café é considerado um alimento funcional e a recomendação média é de 3 a 5 xícaras de café por dia, contando sem açúcar, claro! O que acontece é que muitas vezes, as pessoas ficam "só no cafézinho" nos intervalos das refeições maiores, como almoço e jantar, e esquecem de fazer as refeições nos horários recomendados, podendo prejudicar a alimentação correta ao longo do dia.

Além disso, não é qualquer pessoa que pode tomar café. Abaixo, dou algumas dicas gerais, mas se você não se sente bem ou se o café te estimula demais ou ainda, se te deixa "dependente", procure orientação de um Nutricionista para pesquisar as possíveis causas.

Para quem é bom:

1 - Prevenir e tratar diabetes
2 - Aumentar o foco e a concentração
3 - Evitar depressão
4 - Reduzir risco de demências como Alzheimer e Parkinson
5 - Tratamento da obesidade
6 - Melhorar o humor
7 - Prevenção de algumas formas de câncer
8 - Melhorar a memória
9 - Ácido úrico elevado (dependendo de outros fatores)
10 - Estresse oxidativo alto

Quem precisa tomar muito cuidado:

1 - Insônia
2 - Gastrite, úlcera e doenças inflamatórias intestinais
3 - Esofagite de refluxo
4 - Hipertensão (pode ser bom ou ruim, dependendo de outros fatores)
5 - Cardiopatias
6 - Osteoporose
7 - Anemia
8 - Colesterol alto (depende da forma de preparo)
9 - Homocisteína alta
10 - Gestantes, crianças e lactantes


Fonte: www.riquenutri.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!