quarta-feira, 17 de julho de 2013

Não consigo manter a dieta à noite...


"Quando estou de dieta, começo o dia bem, 
mas meu maior problema é à noite..."

Isso lhe soa familiar?

Depois que chega em casa do trabalho, seu encontro com a geladeira parece dar aquele prazer e satisfação, mas passado o episódio, vem a culpa e a sensação de estar estufado, mas não satisfeito e feliz?

Isso é um círculo vicioso, no qual você mesmo(a) coloca seu corpo! O que você precisa é reprogramar seu dia e seu metabolismo!

Tá! Mas como fazer isso?!

É mais simples do que você imagina (a Nutri ajuda!). No começo você até pode sentir a dificuldade, mas com o tempo, passada a reprogramação, você se adaptará e poderá manter sua reeducação alimentar e dieta prescrita de forma mais tranquila.

Primeiro passo:
Vamos entender o que anda acontecendo... isso geralmente tem início na primeira refeição do dia. É cada vez mais comum, as pessoas falarem que conseguem começar o dia bem, não comendo muito, evitando certos alimentos, mas que no final do dia, a verdade já não é mais a mesma, nem na teoria, muito menos na prática.

Portanto: não saia de casa sem fazer o seu café da manhã! Mesmo sendo tão comentado como a refeição mais importante do dia, há aqueles que insistem que não sentem fome nesse horário e até chegam a ter enjôo ou náuseas se comem alguma coisa. 

A falta de fome para esse horário é totalmente compreensível se no dia anterior você comeu muito mais do que deveria ter comido naquele encontro súbito com a geladeira.
Então, se você continuar a não comer nada de manhã, acha que vai conseguir sair desse sentimento de culpa ou à noite terá a mesma recaída?

Segundo passo

Faça pequenos lanches nos intervalos entre as refeições maiores (café da manhã, almoço e jantar). Já está mais do que falado que devemos comer de 3 em 3 horas, mas ainda tem muitas pessoas que passam horas direto, seja por vontade própria, esquecimento, falta de planejamento ou trabalho corrido.

Qual o fundamento? A idéia é prevenir a fome para a próxima refeição! Se você comer,  as quantidade adequadas, mesmo sem tanta fome, estará alimentando as necessidades do seu organismo e não a sua vontade de comer!
Ponto para você! No momento da próxima refeição, vai ter calma e tranquilidade para programar/pensar melhor a sua refeição. Dá até tempo de olhar para o cardápio prescrito pela(o) Nutri!

O que acontece nesse horário à tarde, que você chega em casa é o seguinte: 





O que acontece? Você não está mais pensando adequadamente, pois seu cérebro está sem nutrientes adequados. Ele tem pressa e urgência! Faz você comer tudo que vê pela frente! E ainda mais, pois ele quer garantir que não ficará sem nutrientes outra vez!
A preferência acaba sendo por carboidratos e doces, pois são metabolizados mais rapidamente pelo organismo, liberando a energia solicitada pelo cérebro mais rapidamente.

Terceiro passo
Tome água durante o dia. Você precisa de líquidos e estar bem hidratado para poder absorver os nutrientes dos alimentos, pois a maioria deles só se torne bio-disponível para seu corpo você após estarem em contato com a água. Se não, seu corpo vai pedir mais! Como? Dando a sensação de fome (ela denovo!)

É importante saber diferenciar a fome da sede. Não é raro confundir, então faça o teste. Se você está com os seus horários de lanches e refeições adequadas e sentiu "certa" fome, invista na água.
É claro que você não matará essa fome com a água se estiver consumindo uma dieta restritiva demais e não individualizada para você.

Portanto, procure sempre um profissional Nutricionista para te orientar melhor.
Se você já está fazendo isso e ainda tem dificuldades é importante pesquisar melhor suas reais necessidades nutricionais e possíveis desequilíbrios metabólicos.

Saiba que o único profissional habilitado para prescrever dietas e adequar suas necessidades nutricionais à dieta, é o Nutricionista.
A auto-prescrição de suplementos nutricionais por exemplo, pode interferir em todo o seu balanço correto de vitaminas e minerais. Mas isso é assunto pra outro momento.

Quem vai tentar?! Depois vem aqui me contar se deu resultado e quais as outras dificuldades, tá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!