sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Como faço para ganhar de peso?

Acreditem: pessoas também querem "engordar". Isso é o que os pacientes dizem, mas será possível ganhar de peso de forma saudável?





Há quem duvida, mas geralmente, ganhar peso (para quem quer) é mais difícil do que perder. 
Sonho de muitos, poder comer sem fazer diferença na balança, e tristeza de outros, que muitas vezes não sabem mais o que precisam fazer para aumentar o seu peso! 

Estou falando especialmente daquelas pessoas mais magras, que querem "engordar" e não conseguem. Porém, independente do objetivo, o primeiro passo é buscar entender o que está acontecendo de forma bioquímica: metabolismo ativo, excesso de atividades físicas, deficiências nutricionais, má absorção e/ou problemas de saúde.

É importante que a reeducação alimentar seja acompanhada da prática de atividade física, para que o ganho de peso seja especialmente em massa muscular. Também há casos em que a pessoa precisa aumentar o percentual de gordura, pois sabemos que elas são essenciais no nosso organismo, por participar de funções hormonais.

Engana-se quem pensa que comer de tudo, não fazer escolhas inteligente e comer em excesso poderá melhorar o ganho de peso. Além da alimentação saudável, o treinamento, a ingestão de líquidos e manipulação dietética são métodos importantes nesse caso.

Mas então, como você pode melhorar seu objetivo? 
Abaixo, separei 15 dicas iniciais, para ajudar nesse processo. Algumas são semelhantes ao processo de emagrecimento. Veja lá:

 - Reeduque a sua alimentação
- Não faça jejum. Faça mais refeições durante o dia, com intervalos menores (2 em 2 horas). Respeite seu organismo.
- Evite alimentos industrializados e gordurosos (trans), fast-food, frituras, refrigerantes, bolachas recheadas, biscoitos simples.
- Consuma alimentos integrais, frutas cruas e desidratadas, proteínas magras (carnes brancas sem gordura e ovos).
- Prefira carboidratos saudáveis/integrais na sua refeição pré treino, como aveia, pão integral, batata doce, mandioquinha, quinua, amaranto, granola funcional, frutas, entre outros.
- Inclua gorduras saudáveis: castanhas, azeite, óleo de linhaça, óleo de coco, coco, abacate, açaí, peixes pequenos, gema de ovo*, chocolate meio amargo.
Por mais que as gorduras tenham uma participação significativa de energia, elas não devem ser consumidas em excesso, uma vez que o seu estoque é ilimitado, porém, o estoque de carboidratos (glicogênio) é bem menor, então, os praticantes de atividade física precisam de mais carboidratos do que gorduras e proteínas.
- Prepare refeições mais nutritivas e com calorias positivas. Uma boa dica é incluir sucos ou vitaminas enriquecidos com um cereal integral, castanhas, sementes, mel e frutas. Uma boa opção é a aveia, quinua, amaranto, linhaça + castanha do Pará/caju/, semente de chia/linhaça, banana/abacate/açaí e mel ou açúcar mascavo.
- Realize uma avaliação física para saber sua composição corporal, pratique atividade física e dê atenção especial às refeições pré e pós treino.
- Nunca treine em jejum.
10º - Faça uma refeição completa imediatamente após o término do treino
11º - Procure um Nutricionista especializado para adequar o equilíbrio entre os macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) e ofertar as vitaminas, minerais e líquidos em quantidade suficiente.
12º - Desde que bem utilizados, os suplementos são excelentes para ajudar a enriquecer a alimentação e cobrir eventuais falhas/deficiências, oferecendo um bom resultado. Só use suplementos com orientação do seu Nutricionista. É o único profissional que tem respaldo para te auxiliar nesse processo, respeitando sua individualidade.
13º - Mastigue muito bem os alimentos, durante as refeições. Você é o que digere dos alimentos e a digestão inicia na nossa boca, através da ação da saliva.
14º - Cuide do funcionamento intestinal. A saúde do seu intestino é o principal ponto de partida para sua vitalidade. Se esse órgão não estiver funcionando adequadamente, o processo digestivo ficará falho e o aproveitamento do que você coloca no prato, ficará super prejudicado.
15º - Realize exames bioquímicos orientados pelo seu profissional, para avaliar seu organismo.

2 comentários:

  1. Patricia,adoro seu blog! Gostaria de saber qual lanche pre e pos treino devo fazer para ganhar massa muscular é definição? devo comer 1 hora ou 30 mts antes da atividade fisica? antes do treino tenho que consumir alimentos com alto ou baixo IG? pode conter fibras? desde já agradeço sua atenção....Néia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia, eu respondi seu comentário em outro local do blog, certo?! Beijos e obrigada.

      Excluir

Obrigada pela sua visita!