quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Óleo de coco


O óleo de coco extra virgem é uma fonte interessante de triglicerídeos de cadeia média (TCM), com efeitos positivos no tratamentos de síndromes de má absorção e para algumas modalidades esportivas, devido à sua rápida absorção e solubilidade. 

Os TCM apresenta um comportamento diferente das demais gorduras, sendo facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, não se acumulando como gordura.

As demais gorduras requerem uma grande quantidade de ácidos biliares e muitas etapas digestivas para serem divididas em unidades menores para então, serem absorvidas pela corrente sanguínea. Uma vez no sangue, eles são absorvidos por células adiposas e armazenado como gordura no corpo.

Em contraste, os TCM são mais solúveis em água e são capazes de entrar na corrente sanguínea de forma mais rápida. Uma vez no sangue, são transportados diretamente para o fígado. Assim, são uma fonte de energia disponível imediatamente e apenas uma pequena percentagem são convertidos em gordura corporal.

TCM são ácidos graxos curtos o suficiente para serem fácil e prontamente absorvidos, não demandam tantas enzimas e sais biliares quanto as gorduras comuns. 

Assim, sua absorção é comparada a dos carboidratos, embora sem a utilização de insulina, o que faz com que os MCT não sejam depositados em forma de gordura, além de ajudar a manter estável a glicemia.

Efeitos positivos do óleo de coco:

-  fortalece o sistema imunológico
- regula a função intestinal, melhorando a flora intestinal (diarréia ou constipação)
- ótimo antioxidante
- melhora a hidratação da pele e cabelos
- gordura não associada ao aparecimento de doenças cardiovasculares
- prevenção do aumento do colesterol (LDL) e pressão alta
- favorece o controle do peso por estimular o aumento do metabolismo
- favorece a saciedade
- boa fonte de energia através de gorduras saudáveis
- preserva o glicogênio e massa muscular durante práticas esportivas

Deve haver um controle da ingestão do óleo de coco, pois é um alimento calórico, sendo recomendado que seja utilizado em preparações frias, como em frutas, sucos, vitaminas e saladas, ou para finalizar pratos quentes.
Não se deixe levar por propagandas ou anúncios que os representantes fazem... não existe milagre!

Também não existem diferenças entre o líquido e solidificado. Isso acontece pela temperatura do ambiente.

As quantidades devem ser adequadas ao seu objetivo. Não recomendo o uso de suplementos nutricionais para esse fim, sem orientação nutricional, pois existem diferenças entre os tipos disponíveis no mercado.

Consulte um Nutricionista Funcional para orientar a necessidade, uso, quantidade e tipo de produto (suplemento ou não)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!