Há diversos fatores que influenciam na composição da nossa microbiota intestinal.
Desde que nascemos, as bactérias intestinais sofrem interferência de tudo que nosso organismo precisa fazer. A introdução alimentar, a idade, o funcionamento intestinal, a alimentação e o uso de medicamentos são os principais responsáveis por definir como será a colonização desse ambiente.
Para saber se a disbiose ou permeabilidade intestinal são positivas é comum realizar uma investigação individual, durante a consulta, que consiste em avaliar a presença e ocorrência dos seguintes sintomas:
* Diarréia e/ou constipação ou os sintomas associados
* Dor ou distensão abdominal
* Muco ou sangue nas fezes
* Dor ou inchaço nas articulações ou artrite
* Fadiga frequente ou crônica
* Alergias, intolerâncias e sensibilidades alimentares (mesmo já diagnosticadas)
* Congestão nasal ou dos seios nasais, asma ou alergia nas vias aéreas
* Eczema ou urticária
* Confusão, memória ruim ou alterações de humor (interações cérebro/intestino)
* Inflamações frequentes ou crônicas
* História do uso de antiinflamatórios e/ou uso de antibióticos
* Consumo de álcool frequente ou o seu uso lhe faz mal
* Síndrome do Intestino Irritável, Retocolite ulcerativa, Doença de Crohn, Doença Celíaca, Sensibilidade ao glúten, Intolerância à lactose, Alergia às proteínas do leite, gastrite, etc.
Existem outras consequências do supercrescimento bacteriano no intestino, que podem ser déficit de crescimento em crianças, má absorção (gorduras, carboidratos, B12 e vitaminas lipossolúveis), sangramento intestinal, danos ao fígado, etc. Todos esses sintomas são avaliados em razão da sua frequencia e se necessário é introduzido um tratamento que se baseia nos 4Rs da Nutrição Funcional:
1º. Remover os patógenos, toxinas e alérgenos alimentares:
Principais responsáveis para favorecer a remoção: alho (óleo), orégano (óleo), própolis, alecrim, alcaçuz, tomilho, cebola, semente de abóbora, suco de cranberry, suco de maçã, ácido láurico, ácido caprílico,
2º. Reinocular bactérias benéficas:
- Probióticos: microorganismos vivos administrados em quantidades adequadas para conferir benefícios para o intestino. É muito importante saber escolher as cepas probióticas adequadas para cada pessoa e patologia.
São encontrados na forma de suplementos que podem ser adquiridos prontos ou manipulados, e o mais utilizados são do gênero Lactobacillus, Bifidobacterium e, em menor escala, Enterococcus faecium.
- Prebióticos: carboidratos não digeridos que estimulam o crescimento e atividades dos probióticos.
Os mais conhecidos são oligofrutose e inulina. São encontrados na forma de suplementos ou nos alimentos, como a biomassa de banana verde, chicória e alcachofra.
Os mais conhecidos são oligofrutose e inulina. São encontrados na forma de suplementos ou nos alimentos, como a biomassa de banana verde, chicória e alcachofra.
- Simbióticos: combinação de pré e probióticos. Também são encontrados na forma de suplementos.
3º. Recolocar fatores digestivos:
Os principais responsáveis para essa atividade são hortelã, pimenta, gengibre, erva-doce, enzimas digestivas (produtos prontos).
4º. Reparar a mucosa oferecendo nutrientes e dieta não irritativa
Os nutrientes mais usados são:
- L-glutamina: importante fonte nutritiva para os colonócitos
- Arginina: apresenta efeitos específicos no intestino, melhora a cicatrização e é secretagogo de hormônios como o hormônio do crescimento e insulina
- Arginina: apresenta efeitos específicos no intestino, melhora a cicatrização e é secretagogo de hormônios como o hormônio do crescimento e insulina
- Aloe vera gel/suco (apenas com indicação de produtos específicos) e espinheira santa (infusão): auxiliam na regeneração da mucosa intestinal
A dieta não irritativa consiste na exclusão de alimentos de difícil digestão como:
- Glúten, leite e derivados e soja e derivados (produtos não fermentados)
- Açúcar, mel, cana-de-áçucar, agave
- Cafeína e bebidas fermentadas ou gaseificadas
- Leveduras (fermento, levedo de cerveja, vinagre)
- Frutas cítricas (laranja, limão, grapefruit, lima, tangerina), tomate, pimentão, morango e mamão
- Amendoim, castanhas, avelã, nozes
- Rodiziar carnes (boi, frango, peixes, rã) ou eliminar bovina e suína (preferir orgânicas)
- Corantes artificiais, produtos industrializados, temperos prontos, frutos do mar, embutidos em geral.
Os exames laboratoriais também podem auxiliar no diagnóstico e evolução: coprológico funcional, parasitológico de fezes, teste de permeabilidade intestinal e avaliação funcional do hemograma.
É importante lembrar que não adianta tratar e depois voltar a ter o mesmo tipo de alimentação sem cuidados, esperando que tudo fique resolvido. As alterações voltam a ocorrer e o quadro de disbiose pode se instalar novamente. Existem estudos mostrando que nem sempre a flora bacteriana consegue se manter somente com a alimentação pós tratamento, sendo necessária a repetição do programa nutricional após um tempo.
É muito importante você buscar auxílio nutricional para fazer esse tratamento de forma individualizada, avaliando todos os sinais e sintomas existentes e o tempo necessário para a evolução.
Consulte o seu Nutricionista!
É muito importante você buscar auxílio nutricional para fazer esse tratamento de forma individualizada, avaliando todos os sinais e sintomas existentes e o tempo necessário para a evolução.
Consulte o seu Nutricionista!
PARABÉNS PELO SEU BLOGUE!! EXCELENTE!!Tenho disbiose, gostaria de poder consultar com você, mas moro em Porto Alegre; Gostaria de saber se terias alguém para indicar na minha cidade...
ResponderExcluirobs: se esta sua foto é recente, vc deve ter começado a estudar ainda no berço menina;))))
Se puderes me auxiliar, meu email é marafaturi@gmail.com,
grata!
olá Mara, tudo bem? Obrigada pelas palavras, adoro saber que posso ajudar as pessoas!
ResponderExcluirSobre a foto, não sou tão nova assim, isso é a Nutrição Funcional trabalhando a meu favor ahahahah (me achei né?!)
Brincadeiras à parte, mas a nutrição está diretamente relacionada à nossa estética, à nossa pele! (vou fazer um post sobre isso!!!)
Em Porto Alegre eu conheço profissionais ótimos sim, vou te passar por e-mail, inclusive um grande mestre meu... só não sei se ele atende, mas te informarei!
Beijos e fique por aqui! ;)
Olá Doutora, tive uma disbiose intensa após infecção parasitárias recorrentes (endolimax nana, blastocystis hominis, etc) e tratamento para eliminá-las. Já se passaram 7 meses e ainda não estou completamente bem! O tratamento é longo mesmo? No inicio, não retirei o glúten, pois, acredito, que os médicos não conheçam o mal que ele faz... só tenho três meses sem glúten e com pouco açúcar.
ResponderExcluirDifícil dizer viu, pois o tratamento é bem individual e não sei como vc está fazendo, como fez o tratamento dos 4Rs... Recomendo que consulte com um Nutricionista Funcional para te orientar melhor. Você é de onde?
ExcluirOlá, obrigado pela ajuda! Estou com uma nutricionista funcional. Com a nutricionista funcional (seguindo uma dieta alcalina) tenho três meses. Meus sintomas melhoraram muito, mas ainda sofro muitos sintomas (flatulência, inchaço abdominal, frequência de evacuação (acima de 4 vezes, as vezes)...) e não recuperei meu peso perdido 4kg. Fiz uso de probióticos, retirei alimentos com glúten e lactose. A lactose tenho 7 meses sem ingestão. Apenas esse seu terceiro item que não me foi recomendado. Mas um alerta que faço: os médicos conhecem nada (ou pouco) sobre nutrição funcional e o que achei pior é que não dão importância nem orientação ao paciente sobre esse profissional importantíssimo.
ResponderExcluirQue bom que você encontrou um profissional para te ajudar. É complicado o que enfrentamos sem o devido conhecimento, mas como você mesma pôde ver, a diferença que a Nutrição Funcional fez e está fazendo na sua vida, para melhor. Aos poucos vamos mostrando a nossa importância, através do nosso trabalho. Muito obrigada pelas palavras.
ExcluirBom, às vezes, o desaparecimento de alguns sintomas podem demorar, mas aos poucos eles vão sendo controlados. Mas não entendi que terceiro item foi o que citou...
Não é só a lactose que precisa ser evitada, pois esta é o açúcar (carboidrato) do leite, e os principais alergênicos desse alimento estão na sua parte protéica. Ok?
Espero que você melhore logo para viver com vitalidade positiva! Beijos
Olá, me referi a isto: "3º. Recolocar fatores digestivos:
ResponderExcluirOs principais responsáveis para essa atividade são hortelã, pimenta, gengibre, erva-doce, enzimas digestivas (produtos prontos)." Sim, encontrei uma profissional muito competente. Realmente, tive que retirar o glúten. Isto associado à uma dieta alcalina foi que me aliviou e cessou os piores sintomas como: perda de apetite, diarréia frequente, enjoos etc. É fiz questão de valorizar sua profissão, pois não só vi na prática como eu já era adepto a boa alimentação, mas infelizmente pouco encorojada por parte da classe médica. Para você ter ideia, levei 3 meses para ser diagnosticado com disbiose (todos que passei não conheciam isso e não me indicaram uma nutricionista o mais rápido possível :/ ). Um chegou a cogitar SII. Mas minha nutricionista funcional hoje descarta isso, pq eu tive um histórico de 17 medicamentos. Sem contar que ainda continuava agredindo o organismo com alimentações que eu deveria ter evitado. Vc já ouviu falar nas parasitoses que citei no meu post? Por isso pedi sua opinião quanto ao tempo também...
Entendi! Mas não deixe de fazer essa parte, que é adicional ao tratamento e auxilia bastante. Tome chás antes das refeições, se for indicado.
ExcluirOs sintomas de SII confundem mesmo e o diagnóstico é complicado e difícil. No entanto, se uma disbiose não for tratada, ela pode evoluir a longo prazo, desencadeando problemas mais sérios.. incluindo SII, câncer, etc.
As parasitoses precisam ser tratadas com medicamentos específicos, em momento separado aos probióticos. Você fez assim? Pois depois que elas morrem, produzem toxinas que precisam ser eliminadas. Depois disso, é preciso repor a flora com probióticos específicos e o tempo de uso é indeterminado, sendo individualizado. Existem estudos que abrem a questão de que pode ser possível que mesmo após a utilização de probióticos, o organismo não consiga manter aquela flora benéfica viva sem uso de suplementos.
Essa frequência evacutatória é de que tipo? Diarréia? Se for, devido às paratisoses, elas vão acontecer com o objetivo de expulsar os parasitas. Se a parasitose for negativa é preciso usar meios para cessar o processo (primeiro entendendo o porquê dele!)
Ok, vou colocar mais coisa já que está disposta a ajudar e agradeço imensamente isso. Deus te abençoe! Após achar o profissional certo ( ou seja eu passei quase 4 meses com disbiose) e começar o tratamento para disbiose (q eu considero ter apenas três meses), melhorou muito, mas continuo com muitos sintomas (flatulencia, inchaço, intolerâncias alimentares, sem ganho de peso). A frequencia evacuatoria não é diarreica (liquida), hoje já sai bem formada, outras vezes não (em pedaços), entretanto, logo pela manhã são 4 ou 5 vezes (tem dias que é assim). Acontece, se vc ver na web, estudos falando sobre risco do blastocystis hominis (peço se possível que leia). Fiz colono (que depois desse exame piorei muito, não recuperando o peso após o preparo) e não deu nada. A endoscopia também não deu nada.Os probióticos me causam muitas gases também. Em relação ao que disse, pode ser que a flora não volte nunca mais ao normal? E a glutamina tem um efeito reparador mesmo? Em relaçao ao tempo da disbiose, qual a sua experiência para cura? A dibsiose pode ser crônica mesmo ? Obrigado.
ResponderExcluirVou ler a respeito sim.. obrigada!
ExcluirSobre os probióticos, é comum darem gases, pois como vc está fazendo uma mudança na colonização local, as bactérias ruins tendem a morrer e então, produzirem toxinas. Peça para sua Nutricionista escolher outras cepas, talvez, mudando frequentemente, evitando usar prebióticos talvez pode ser uma opção também, na mesma fórmula... os prebióticos também podem ser formadores de gases (fibras no geral). Como cada caso é um caso, ela vai ter que ir estudando vc, e vc ajudando no processo, com paciência rsss..
A glutamina tem efeito reparador sim, pois o intestino é ávido por esse nutriente, e com ele, consegue corrigir a permeabilidade. O suco de aloe vera e a arginina também podem ajudar (verifique com seu nutricionista).
Sinceramente, a disbiose pode demorar... já tive experiência de 1 ano, com dieta restritiva.. fazia o teste de provocação e alguns sintomas voltavam. Mas não veja por isso, tenha paciência e vá se cuidando, pois nem todos os pacientes conseguem manter tal disciplina.
Como falei, sobre a manutenção da flora por tempo indeterminado, existem alguns estudos, mas não sei com certeza se isso já está aceito no meio científico. É a opinião de alguns autores, então vale a pena considerarmos em condições específicas.
Obrigado. Muito esclarecedor! Estou seguindo direitinho, pois sou super disciplinado! Tou seguindo a dieta alcalina (altamente restritiva), mas tá fácil de seguir! Estou com paciência também, pois sei que é para minha saúde e isso não tem preço. Realmente, o meu caso ficou complexo em função da falta de orientação, como te falei, após o tratamento pela classe médica. Minha nutricionista talvez escolha outras cepas sim. Fico na dúvida se os antibióticos e a preparação da colono fossem capazes de acabar com minha flora para sempre (foi depois da colono que piorei muito). Mas acredito no poder curativo da alimentação. Obrigado por tudo e parabéns pelo profissionalismo.
ResponderExcluirQue bom que você está seguindo. Quando aderimos à alimentação saudável, sentimos na pele a diferença, não é?!
ExcluirVocê não é o único, felizmente encontrou um profissional... existem tantas pessoas que nem imaginam como está sua saúde intestinal e quando falamos, acham que é pouca coisa! Seu relato aqui, vai servir para muitos também.
Olha, os antibióticos, por si só, podem atrapalhar a flora por até 6 meses, junto com as parasitoses, pense no quadro geral... nada favorável!
Tenha calma e convicção! Vai dar tudo certo! Eu agradeço a confiança! É uma satisfação poder ajudar! Quando puder, me conte mais! Até mais!
Uma pergunta: quais chás são bons para disbiose, sem afetar o estômago?
ResponderExcluirOlá Patricia,foi muito util essa matéria sobre a disbiose para mim. Infelizmente não tive a mesma sorte que nosso amigo anonimo que levou 3 meses para ser diagnosticado com a doença. Venho tendo os sintomas citados a mais de um ano e nenhum médico descobriu o que tenho. A pouco tempo foi cogitada a hipotese de ser disbiose mas nada concluido ainda, estou para voltar semana que vem a consultar com o meu gastro. Enfim já passei com 3 médicos 1 nutriconista que tb não soube me orientar direito. Agora estou pensando em passar com uma nutricionista que entenda do assunto e se tiver necessidade passar com um ortomolecular, o que vocêacha ? Enfim gostaria de saber aonde vc atende ? Moro na região de Campinas, perto de São Paulo. Se não atender por perto se teria algum nutricionista para me indicar. Desde já grata.
ResponderExcluirOlá. Adoraria poder acompanhá-la, mas estou mais no interior e atendo no Paraná.
ExcluirQue pena que não conseguiu um caminho com a nutricionista.
Tenho algumas colegas para te indicar sim. Me passe seu email que encaminho os contatos. Pode ser em São Paulo (capital) ou Santo André? Fico no aguardo.
Olá obg por responder, meu email é talita_tiritil@hotmail.com
ResponderExcluirMais uma pergunta você sabe me dizer se existe um exame específico para diagnosticar a disbiose ?
Oi Talita... te enviei um mail hoje! Beijos
ExcluirPode ser em São Paulo.
ResponderExcluirOlá Patricia não recebi o seu e-mail. Tem como encaminhar dinovo ?
ResponderExcluirObg beijos
oi Talita. Eu já enviei novamente. Agora vc recebeu? Veja na caixa de lixo também, por favor.
ExcluirOlá Patricia eu novamente rs...
ResponderExcluirNão recebi o seu e-mail, se vc puder tentar me recomendar novamente
e-mail: talita_tiritil@hotmail.com
Ou se pude responder aqui no blog mesmo eu agradeceria.
obg
Bom dia Talita. Desculpe a demora em responder esse comentário. Me encaminhe um email (patriciamantovi@yahoo.com.br). Assim podemos conversar melhor e eu te encaminho os dados das nutricionista que conheço perto de você.
ExcluirEu encaminhei o email, por via das dúvidas, pois estamos tentando contato desde maio, pelo que vi na caixa do meu email. Fico à disposição. Obrigada.
Olá, tudo bem? Muito bom o texto, claro e explicativo. Acho que estou com disbiose, já fiz tratamento com nutricionsita a algum tempo, mas ai parei. Estou com todos os sintomas, e tbm muco nas fezes. Será que isso tem a ver com a disbiose, ou pode ser algo mais? Obrigada
ResponderExcluirOlá Rafaela. Obrigada pela mensagem.
ExcluirSugiro que você consulte um Nutricionista Funcional para te orientar melhor na investigação. Pode ser disbiose, mas também pode ser outro caso, como por exemplo a síndrome Fúngica, outro caso que tem sintomas semelhantes.
Você é de onde?! Beijinhos da nutri
Olá Patrícia
ResponderExcluirProcurando na internet, sobre nutricionistas para doença de crohn em Porto Alegre, acabei caindo neste seu post. Você saberia indicar algum profissional em Porto Alegre?
Meu e-mail é: paula@dahmercontabilidade.com.br
Desde já agradeço,
Paula, querida.. te enviei um email com um contato de um Nutricionista em Porto Alegre. Desejo que você tenha sucesso na sua busca e tenho certeza que ele poderá te auxiliar.
ExcluirBeijos e continue por aqui...
Olá Drª Patrícia! Tenho todos os sintomas da disbiose. Já fiz inúmeros exames e nenhum diagnóstico. Vc teria algum médico e nutricionista pra me indicar em São Paulo. Meu e-mail é analuciah.ana@gmail.com Obrigada!
ResponderExcluirOlá Ana Luci. Tenho colegas para te indicar em São Paulo, sim.
ExcluirVou te mandar email com os contatos. Busque ajuda sim, você vai sentir uma mudança significativa na sua qualidade de vida. Bjos da nutri
Olá!
ResponderExcluirEncontrei alguns artigos que citam a "Aloe Vera" por conter polissacáridos mucilaginosos que aumenta a necrose tumoral e que dispara o sistema imune e por isso não seria indicada para o tratamento.
Alguém tem mais informação sobre isso?
Obrigado!
Olá. Vamos analisar esses artigos juntos. Se puder me enviar, agradeço...
Excluirpatriciamantovi@yahoo.com.br
A saúde sempre tem novas pesquisas e descobertas e por isso que os tratamentos evoluem e melhoram... obrigada por dividir isso comigo.
Te aguardo.
Drª Patrícia, gostaria de um médico no Rio de Janeiro. Poderia indicar?
ResponderExcluirMuito obrigado!
Olá. Você está à procura de um médico em qual área?! Ou seria um nutricionista para tratar a disbiose? Eu conheço a Patricia Davidson, ótima profissional que foi minha professora de pós graduação nessa matéria... qualquer dúvida, me retorne. Obrigada
ExcluirOlá, vc teria alguma nutricionista funcional para indicar para tratar disbiose na região de Campinas (interior de SP)? Meu e-mail ju_speglich@yahoo.com.br. Obrigada!
ResponderExcluirOlá. Te enviei um email com a indicação. Muito obrigada pela visita. Até breve.
ExcluirOlá Dr., gostaria de saber se um dos sintomas do desequilíbrio da flora pode ser também em relação as fezes, um periodo estar normal e outro estar mais moles do que o normal ?
ResponderExcluirE estou fazendo uma dieta que inclui legumes, frutas ... alimentos sem corantes escuros, isso pode deixar as fezes um pouco mais claras ?
Obrigada
Sim. Pode ser um sintoma de desequilíbrio da flora, mas também pode ter outras causas associadas e o desequilíbrio ser o resultado de outro fator. Sugiro que você procure orientação com um Nutricionista Funcional. Se me indicar sua cidade, posso tentar te ajudar com a indicação de algum profissional. Obrigada pela visita e até breve.
ExcluirPor favor, você poderia me indicar um nutricionista no Rio de Janeiro que entenda de disbiose, pois tenho há 2 anos esses sintomas e estou já entrando em depressão, porque não consigo me curar e está prejudicando muito minha vida social, tenho medo de sair de casa por conta das cólicas, dor. Por favor, me ajude !
ResponderExcluire-mail é alicia_lehrj@yahoo.com.br
Te enviei um email Alicia. Muito obrigada pela visita!
ExcluirOla dra patricia!!Gostaria muito da sua ajuda... ha 4 mese fui a minha go com infeccao urinaria,ele resolveu fazer checkup, me pediu pesquisaindican com resultado positivo +++, me passou probioticos e glutamina e me disse q tenho intolerancia a lactose pedindo dieta restritiva, nao tinha nenhum desconforto, em seguida tive q realizar retirada de vesicula e nao fiz o tratamento, como estava me sentindo bem nao me preocupei ate q novamente tive infeccao urinaria,e retornando a medica, essa me disse q enquanto nao retirar o leite da minha dieta terei mais infeccoes urinarias, Faco uso de leite 2 copos por dia e derivados, nao sinto nada e meu intestino funciona uma vez ao dia, por favor qual sua opiniao, vc acha q realmente sou intolerante a lactose
ResponderExcluirOi Fernanda. Tudo bem?
ExcluirOlha, não tem como eu te falar sem fazer uma avaliação... além disso, teria que fazer os exames de sangue e verificar! Além da intolerância a lactose, também existe a alergia ao leite, que pode se manifestar de forma diferente.
Mas de qualquer forma, o consumo de leite e derivados tem seus poréns, e é importante você receber uma orientação individualizada.
O consumo de leites pode afetar a saúde intestinal em algumas pessoas e dessa forma, interferir negativamente na sua flora bacteriana intestinal. Essa flora em desequilíbrio pode favorecer o aparecimento de infecção urinária também. Enfim, cada caso precisa ser avaliado...
Espero ter te ajudado. Beijos
Obrigada pela confiança.
Obrigada DRA Patricia!!
ExcluirOlá Patricia!
ResponderExcluirPreciso de sua ajuda!
Venho sofrendo há 9 meses com infeccao urinaria de repetiçao!
O medico q fui diagnosticou disbiose.
Determinou que fique sem glutem e sem lactose.
Só que preciso de ajuda de uma nutricionista funcional!
Pode me ajudar?
Quem indicaria no Rio?
Não tenho condiçōes de consultas dd 700,00. :(
E o teste Indican? Onde faço?
Bom dia Nina! Conheço apenas as nutricionistas Patrícia Davidson e Andrea Santa Rosa. Sei que a Patricia D. tem uma equipe grande de profissionais... no entanto, acredito que o valor da consulta seja um pouco acima, mas tenho certeza que você vai fazer um investimento na sua saúde a longo longo prazo. Isso fará com que você economize lá na frente em relação a gastar com diversos profissionais que podem não entender muito bem do assunto, com medicamentos/suplementos pouco efetivos, entre outros problemas que podem aparecer futuramente.
ExcluirEu sofri minha vida toda atrás de tratamentos médicos que nunca foram efetivos e só me intoxicaram. E quando fiz minha pós em Funcional, (sendo a PatríciaD. uma das melhores professoras dessa linha), foi quando APRENDI o que aconteceu com o meu organismo durante anos de "maus tratos".
É um conselho que te dou como profissional e também como paciente que fui...
Vou tentar descobrir mais alguma profissional na cidade para tentar de ajudar...
Beijos e tudo de bom!!!
Prezada Dra. Patricia,
ResponderExcluirVocê acha que o exame "Food Detective" pode ser uma boa opção de auxílio no tratamento da disbiose? Os alimentos que o "Food Detective" não apontar como intolerante estaria liberado durante o tratamento da disbiose? Muito agradecido e parabéns pelo site. Abraços. Fred.
Olá Fred. Obrigada pela sua visita.
ExcluirEsse exame é feito por avaliação das imunoglobulinas IgG, que realmente avaliam alergias alimentares tardias. Não é 100% confiável, podendo apresentar resultados falsos. Mas é um bom parâmetro e muitas vezes melhora a adesão ao tratamento.
Durante o tratamento da disbiose, o processo digestivo está comprometido, assim os alimentos citados favorecem a recuperação da função, bem como aqueles que são excluídos não atrapalhariam o processo.
Como dizem alguns colegas "enquanto você limpa a casa, não se recebe visitantes com pés sujos"... rss!
É interessante retirar todos durante o período, sendo que o tempo necessário para o tratamento deve ser avaliado de forma individualizada, pois no período da reintrodução alimentar cada pessoa responde de uma maneira.
Obrigada pelas palavras. E espero ter te ajudado.
Olá Dra. Patricia, parabéns pelo excelente artigo! Sou de Santos-SP e tenho interesse em me consultar com um nutricionista funcional. Sofro de dermatite atópica (eczema) desde os 3 anos de idade (hoje tenho 35 anos), e pelo que muito pesquisei, é uma doença diretamente relacionada com um intestino fraco. Pelo youtube, vi um rapaz na Inglaterra que se curou da dermatite atópica através de uma dieta parecida com a prescrita acima, comendo diariamente 40% de carnes, 40% de vegetais e legumes e 20% de frutas. Saberia me indicar um bom nutricionista funcional aqui em Santos? O consumo de vinagre de maçã orgânico diluido em água antes das refeições e do óleo de coco extra virgem também não seriam indicados para tratar esses problemas nos intestino? Muito agradecido desde já, abraço. Eduardo.
ResponderExcluirPrezada patricia. Nao sei de onde voce retirou esse artigo. Mas o primeiro item, nao é para remover e sim adicionar. Pesquise melhor
ResponderExcluirBom dia. Obrigada pelo comentário.
ExcluirNa verdade, estou sugerindo isso, que esses alimentos são os principais responsáveis por realizarem o processo de remoção de patógenos, alérgenos e toxinas.
Na verdade, foi o modo de interpretar o texto, mas valeu sua dica. Obrigada.
Ola Drs Patricia, sinto exatamente esses sintomas descritos, e me sinto muito mal. Gostaria de saber se esses 4 Rs do tratamento sao feitos separadamente, ou com que intervalo um do outro? Obrigada!
ResponderExcluirBom dia. Para realizar esse tratamento, é preciso orientação de um Nutricionista Funcional capacitado. Somente após avaliação da individualidade de cada pessoa é que ele saberá como direcionar.
ExcluirSe precisar de alguma indicação na sua cidade, ficarei feliz em te ajudar.
Obrigada pela visita! Até mais!
Boa tarde! Como faço para saber se tenho Disbiose intestinal? Pois os sintomas q sinto são justamente os descritos...
ResponderExcluirLiane, o correto é buscar orientação de um nutricionista funcional.
ExcluirUm profissional capacitado irá saber conduzir o tratamento e verificar se realmente é o seu caso.
Obrigada pelo contato.
Oi, Patrícia, bom dia.
ResponderExcluirSofro de Síndrome do Intestino Irritável com diarreia e fiquei muito interessada no uso de prebióticos, probióticos e simbióticos como auxiliar no tratamento da SII. Você indica alguma nutricionista/médico aqui no Rio de Janeiro?
Meu e-mail é sabrinalimaschutz@gmail.com
Muito obrigada e excelente post.
Sabrina, bom dia. Obrigada pelo seu contato.
ExcluirNo Rio, conheço a Patricia Davidson. Ela é uma excelente profissional.
Até mais.
Patrícia, meus parabéns pelo excelente post!
ResponderExcluirVocê conhece algum nutricionista funcional que atenda em Pernambuco?
Obrigado!
Obrigada pelo contato.
ExcluirDesculpe, mas em Pernambuco não conheço.
Até mais.
Olá Patricia boa tarde
ResponderExcluirFiz uso de antibioticos durante 7 dias, após isto meu intestino nunca mais foi o mesmo - tive diarréias e estufamento no estomago acompanhado de mal estar e muitos gases.
Fui a um gastro e ele me receitou trimebutina, mas nada adiantou, voltei ao médico e me receitou metrinodrazol - melhorou muito hoje as fezes são mais durinhas (mas não igual ainda) vou apenas uma vez ao banheiro, porém com muitos gases e barulhos na barriga.
O que devo fazer, por favor me ajude, este processo todo já faz 45 dias
Boa tarde. Desculpe a demora na resposta, mas minha recomendação é você consultar um profissional nutricionista funcional.
ExcluirProcure alguém dessa linha na sua cidade que irá te ajudar a verificar se o seu caso é disbiose. Até mais e obrigada pelo contato.
Olá, Patrícia! Há mais de um ano venho sofrendo com absolutamente todos os sintomas descritos no seu texto. Os médicos já time prescreveram todos os tratamentos para várias causam possíveis. Menos disbiose. Alguns sequer acreditam que esse quadro possa existir. Esta difícil viver assim. Você por gentileza teria algum profissional nutricionista funcional para me indicar em Porto Alegre? Seria de grande ajuda. Desde já agradeço e aguardo pelo breu retorno.
ResponderExcluirRoberta, obrigada pelo contato.
ExcluirEm Porto Alegre conheço o nutricionista Gabriel de Carvalho.
É um dos melhores profissionais que conheço na área. Boa sorte.
Olá Dra Patricia,
ResponderExcluirMuito bom o seu site! Agora sei e tenho certeza estar com disbiose a muito tempo! Tenho esses sintomas e já passei por inúmeros médicos que não souberam diagnosticar. Por ultimo fiz um tratamento com um nutricionista que não sei se foi correto. Eu cortei carboidratos, glúten mas podia comer muita proteína e gordura - ele disse ser dieta paleolítica. Comia muita fibra e ele falou para comer bastante gordura na forma de azeite, castanhas, manteiga... Agora recentemente tive uma sinusite e tive que tomar antibióticos por 10 dias, os sintomas da disbiose se agravaram estou com abdome distendido por qualquer coisa que como me faz mal. Sou Brasília, você teria referência de algum nutricionista funcional que entenda de disbiose?
Outra coisa depois de conseguir reequilibrar a flora intestinal é possível que a digestão de glúten melhore? Só mais uma para terminar... Exercícios físicos intensos podem ser prejudiciais enquanto estiver tratando. Obrigado Igor santos
Olá Igor. Obrigada pelo contato.
ExcluirEm Brasília sei do profissional Henrique Freire Soares. E o contato para consultas é da esposa dele, também nutricionista, Dra Lílian Câmara Freire (33441205 ou 33812485) www.riquenutri.blogspot.com.br
Tenho certeza que ela poderá te ajudar muito bem. Após melhorar a flora, é possível que a digestão melhore, apesar disso ser muito individual, pois vários fatores são envolvidos nesse processo.
Exercícios físicos intensos são inflamatórios, mas com uma dieta bem equilibrada, não haverá prejuízos.
Espero que te ajude. Até breve.
Olá
ResponderExcluirPatricia. Estou iniciando o tratamento tb. Tive um episódio de não
Metabolização de gordura em que comi muito doce e saíram bolhas de óleo nas fezes. Assustador. Enfim. Estou cortando glúten lactose e tomando vitaminas e probióticos. Gostaria de saber se posso esporadicamente tomar uma taça de vinho. Ou se irei por tudo a perder obrigada
Olá Aline. Tudo bem? Obrigada pelo contato. No momento, o melhor é seguir o tratamento prescrito pelo profissional que te acompanha. Em alguns casos, o vinho também precisa ser excluído da dieta, então não posso te dar uma resposta clara aqui. Continue excluindo até o profissional te liberar. Obrigada e até breve.
ExcluirPatricia, bom dia! Sabe me indicar um lugar confiável para fazer o teste indican no meu filho aqui em SP? Obrigada
ResponderExcluirOlá Patrícia, em primeiro lugar parabéns pela matéria e tb pelo seu interesse. Tem sido bastante difícil encontra um profissional que realmente vai fundo no nosso problema. Sofro a décadas com inchaço abdominal, intolerância alimentar, já fui diagnosticada com SII ( porém sem nenhum tipo de exame), tomei remédio mas só resolveu no começo. Gostaria de saber se vc pode me indicar um nutricionista funcional em Santo André-SP. Queria saber tb se antes do nutricionista eu preciso passar pelo gastro ou posso ir direto no nutricionista. Muito obrigada
ResponderExcluirMeu email: debhy24@gmail.com
Dra, quantos meses de probioticos devo tomar p recompor a flora intestinal, 3 ou 6 meses? obrigada
ResponderExcluirGostaria de saber se tem algum exame que possa ser diagnosticado a disbiose intestinal. A um tempo atrás eu tive uma intoxicação alimentar e de lá para cá só fico bem se tomar cuidado com a alimentação e se tomar yacult (ou qualquer outro leite fermentado diariamente). Quando paro de tomar o yacult fico com esse de gases e parece que meu intestino fica fermentando a comida. É umas sensação estranha. Seria causa de disbiose intestinal.
ResponderExcluirJá fiz vários exames. inclusive colonoscopia e endoscopia. Na endoscopia deu esofagite.
ola Patricia! poderia me indicar um profissional aqui em porto alegre/ RS que entenda de disbiose severa? Muito obrigada
ResponderExcluirEu não entendi a ordem de se colocar as enzimas, a glutamina, os fatores digestivos, é um de cada vez ou incluo na dieta tudo ao mesmo tempo?
ResponderExcluirEu não entendi a ordem de se colocar as enzimas, a glutamina, os fatores digestivos, é um de cada vez ou incluo na dieta tudo ao mesmo tempo?
ResponderExcluirQuero comentar aqui o meu caso e a simples solução que encontrei.
ResponderExcluirEu durante 10 anos tive muitos problemas de intestino fiz 3 vezes Colonoscopia, passei por 5 médicos todos com
diagnósticos diferentes, mandaram eu trocar a alimentação não comer chocolates, especiarias, gorduras, frutas,
feijão, repolho, brócolis, leite, bebidas gaseficadas, álcool e principalmente alimentos com gluten.
Como sempre mandou eu comer muitas fibras e muita água.
Segui a risca todas as recomendações e nada adiantou.
Meus Sintomas eram esses:
- Estresse - acho que todos que tem problemas com intestino é estressado ou meio depressivo, no meu caso era assim.
- Dor Abdominal Forte ou Cólicas
- Gases
- Diarréia ou Constipação - dependendo do que eu comia esse quadro se alternava, alguns dias dava diarréia outros prendia o intestino
- Muco nas Fezes
Era meio estranho pois tinha tempos que dava uma melhorada e tinha tempos que parece que esses sintomas se agravavam.
Até que há 2 anos atrás eu comecei a pesquisar sobre probióticos e prebióticos e cheguei a conclusão que o melhor custo benefício como probiótico
seria o Kefir de Leite e o melhor prebiótico seria a fécula de batata crua pois ela é um amido resistente puro e encontra em qualquer mercado.
O amido resistente que no caso é a fécula de batata crua passa direto pelo aparelho digestivo sem ser digerido e vai parar no intestino intacto e esse amido resistente serve como alimentação para as bactérias boas do nosso intestino,
essas bactérias boas você consome através do Kefir de Leite que é uma colônia de bactérias boas para a restauração e renovação da nossa flora intestinal.
Comecei a consumir todos os dias 2 copos de Kefir de Leite misturado com 1 colher de sopa de fécula de batata crua, parece uma coisa muito simples não ?
Por incrivel que pareça em 1 semana meu intestino já regularizou, em 2 semanas não tinha mais nenhum sintoma, continuei tomando e tomo até hoje todos os dias
depois de 4 meses que eu estava tomando fui fazer uma nova colonoscopia e o médico se surpreendeu comparando com os antigos resultados, eu contei para ele o que estava tomando e ele
confirmou que realmente tem muitas pessoas tendo ótimos resultados e benefícios com o Kefir de Leite mas como ele não têm autorização para receitar produtos naturais e só pode
receitar remédios de laboratórios e de farmácias ele não receita de forma alguma, mas disse que era para eu continuar tomando que isso tinha me curado.
Descrevi aqui exatamente o que o médico me falou.
Então pessoal estou deixando aqui esse relato para quem interessar que pesquise sobre o Kefir de Leite, na internet e youtube tem muitas informações, vocês vão se surpreender.
O único problema desse Kefir de Leite é que é difícil de encontrar, mas eu encontrei um site que vende pelo valor de R$24,90 já com o frete incluso e entregam em todo o Brasil.
o site é esse:
kefirdeleite.com
O Kefir de Leite quando você compra vem os grãozinhos e com esses grãos você mesmo vai fazendo em casa pois ele vai reproduzindo e vai tomando todos os dias, você compra apenas uma vez e se bem cuidado dura anos e anos.
Então não custa dar uma pesquisada pois o meu estado eu considerava grave e me incomodava demais, estou deixando esse post em agradecimento a esse abençoado Kefir de Leite que mudou a minha saúde.
tentei fazer o kefir, mas beber aquela água me dava nojo! resolvi meu problema com probioticos importados
ResponderExcluirOlá Rosana, acredito que o que vc disse da água é o kefir de água, esse tem um gosto ruim mesmo, o que eu tomo é o kefir feito no leite ele tem gosto de iogurte mas a é um probiótico muito mais potente do que o iogurte.
ResponderExcluirAssista esse rápido vídeo do Dr. Lair Ribeiro, explicando tudo sobre o kefir feito no leite ou no leite de côco e a diferença dos probióticos comprados na farmácia e a dos probióticos existentes no Kefir de Leite.
https://www.youtube.com/watch?v=rPdKwCkjl00
Perfeito Felipe! Adorei!
ResponderExcluirVou comprar o kefir e fazer com leite. Muito obrigada!
para equilibrar a flora intestinal (tenho disbiose) fico na duvida de quanto tempo tomar o kefir, 3 meses, 6 meses ou a vida toda? Posso parar de tomar e depois retornar? Não acho nada a respeito disso em lugar nenhum
ResponderExcluirOnde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.
ResponderExcluirOlá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.
Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.
o site é esse se interessar para alguém:
kefirdeleite.com
Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:
kefirdeagua.com.br
Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:
lojinhadokefir.com.br