quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Quiabo refogado

Quando penso nele, sempre lembro da casa da minha vó... naquela época, criança, torcia um pouco o nariz para a cara do quiabo... mas ela sempre soube que ele era bom! Vó sabe das coisas, né?! Pena que eu não pude aprender a receita dela...

Você gosta com aquela babinha ou sem? Eu gosto sem, mas o que "mais mais mais" gosto nele mesmo, são as suas propriedades. Esse alimento está sendo estudado por ter propriedades antioxidantes, auxiliar no controle do diabetes e do colesterol, ser fonte de vitaminas, minerais, açúcares solúveis, amido, fibras, hemiceluloses e lignina. Funcional, não?

Que tal preparar para o almoço de hoje?!
Quer uma receita (sem baba) para fazer, rapidinho?!

250 g de quiabo
1 colher de sopa de vinagre de arroz ou vinagre branco * (meu segredinho para tirar a baba)
1 colher de sopa de óleo/azeite
1/2 cebola picadinha
1/2 tomate picadinho
1 dente de alho amassado
1/2 copo de água (150 ml)
Orégano à gosto

Em uma frigideira, colocar o quiabo com a metade do óleo. Saltear bem por 3 minutos, cuidando para não queimar. Acrescentar o vinagre e deixar evaporar para tirar a baba.




Retire da panela e deixe ao lado (reserve). Na mesma panela, acrescente a outra parte de óleo, refogue a cebola. Primeiro a cebola, pois o alho queima mais rápido. Se precisar, acrescente um pouquinho de água para ir refogando a cebola. Coloque o alho e deixe dourar um pouco. Acrescente o tomate e refogue também.



Depois coloque o quiabo reservado, mexa e acrescente a água.


Deixe cozinhar até secar bem. Se achar que ainda está duro, coloque um pouco mais de água quente. Coloque o sal e o orégano e outros temperos que quiser (só vale tempero natural!)


Fica ótimo acompanhado de frango caipira ao molho com inhame cozido!
Eita, casa da minha vó! Saudades, Dona Maria!

Bom apetite!

3 comentários:

Obrigada pela sua visita!