quinta-feira, 14 de março de 2013

Diet, Light ou Zero


Você sabe a diferença entre esses tipos de produtos?

É comum haver dúvidas, principalmente quando buscamos uma alimentação mais saudável e quando chegamos no mercado, existe uma variedade de produtos que parecem oferecer tantos benefícios... Isso acaba nos confundindo mais que nos ajudando, certo?

PRODUTOS DIET

São alimentos produzidos para indivíduos com exigências nutricionais e/ou que sofrem de doenças específicas, como diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose, alérgicos às proteínas do leite, entre outros.

Os alimentos são restritos ou isentos em determinados nutrientes, como carboidratos (ou açúcar), gorduras, proteínas, sódio, glúten ou colesterol.
Na embalagem, além da inscrição diet, é preciso que seja especificado qual substância foi retirada ou substituída.

Um alimento diet nem sempre tem menos calorias, pois aquele nutriente restrito pode ser substituído por outro mais calórico. Um exemplo simples disso, são alguns tipos de chocolate diet, que não contém açúcar na composição, mas têm mais gorduras.
Nesse caso, ele é apenas indicado para diabéticos, mas não para quem quer ingerir menos calorias, pois além de estar escolhendo um alimento rico em gorduras saturadas, nem sempre tem diferenças significativas nas calorias.

PRODUTOS LIGHT

Se sua dúvida é: produtos light têm menos calorias que os diet? Depende!

Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nesses há a redução mínima de 25% de algum ingrediente quando comparados às receitas tradicionais/convencionais. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida.

Quando um produto tiver redução significativa de pelo menos um dos ingredientes encontrados na fórmula original, pode ser considerado light. Estes produtos possuem menos nutrientes específicos do que os convencionais, o que não significa que não têm calorias. Como por exemplo, o shoyu light ou sal light, em que há diminuição do sódio (sal), o que não interfere na quantidade de calorias por não ser um nutriente energético como os carboidratos, gorduras e proteínas.

PRODUTOS ZERO

Os produtos zero não possuem muita diferença quando comparados aos diets. Neles também existe a retirada ou isenção de alguma substância presente no alimento original. O que geralmente acontece é possuirem menor valor calórico que os produtos convencionais e os diets.
Para você tirar suas dúvidas, sempre fique atento aos rótulos dos alimentos, que são nossos aliados e que nos contam todos os seu segredos e ingredientes "ocultos".

Se eu indico algum? Depende muito!



3 comentários:

  1. Obrigada doutora, sempre tive dúvidas sobre tudo isso. Como é bom ter alguém de confiança para nos orientar. Adorei a matéria.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!!! Pena que você não deixou seu nome.. fico muito feliz em ajudar!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!