sábado, 2 de março de 2013

Whey protein: crianças e adolescentes

Os benefícios do whey protein estão sendo cada vez mais valorizados.
O seu uso também pode ser indicado para crianças e adolescentes que têm uma alta carga de exercícios físicos, praticam atividades extenuantes e ainda têm que se dedicar às demais atividades do seu dia, como os estudos.


Logicamente, tudo é uma questão de equilíbrio, e uma alimentação saudável é o primeiro passo a ser tomado para suprimento das suas necessidades individuais, complementando-a com esses produtos.

É comprovado que atletas precisam ingerir mais do que a RDA para proteína (0,8 a 1,0 g de proteína/por quilo de peso/dia para crianças, adolescentes e adultos). As pesquisas mostram que atletas envolvidos em treino intenso precisam ingerir cerca de duas vezes a recomendação (1,5 a 2,0g/kg/d), caso contrário, poderá ter um equilíbrio protéico/nitrogênio negativo, com catabolismo (quebra) muscular e recuperação lenta. Com o tempo, isso pode levar a perda de massa muscular e diminuição da performance nos treinamentos/competições.

Os pais desses atletas mirins ou infanto-juvenis, algumas vezes, têm receio em oferecer whey protein para seus filhos, pensando que possa haver alguma sobrecarga ou ser um exagero o seu uso. Porém, essas crianças estão em crescimento e formação óssea e muscular, e o gasto durante os exercícios precisa ser reposto, justificando o uso desses produtos.

O seu uso precisa estar inserido em um plano alimentar bem orientado, pois não adianta usar apenas o suplemento e não implantar (gradativamente) pequenas mudanças nos hábitos alimentares desses esportistas. Algumas crianças e adolescentes se animam ao verem os colegas usando, mas o seu modo de uso é individual, e os pais precisam ajudar os seus filhos para que essas mudanças saudáveis aconteçam.

As melhores fontes de proteína de alta qualidade encontrados em suplementos nutricionais são soro de leite (whey protein), colostro, caseína, proteínas do leite e proteínas de ovos. 

Como as necessidades calóricas individuais dos atletas são altas, devido ao alto gasto energético durante os exercícios e atividades diárias, esses suplementos objetivam atender as necessidades de proteína e/ou fornecer os aminoácidos essenciais após o exercício, de modo a otimizar a síntese de proteínas. Além disso, as proteínas são quase sempre associadas à outros tipos de suplementos, como os carboidratos e hipercalóricos.

Alguns estudos foram realizados com o uso do whey protein em crianças.
Nesse estudo, 102 crianças saudáveis, com menos de 2 semanas de idade foram alimentados com fórmula infantil contendo proteína do soro (whey) do leite parcialmente hidrolisada e fórmula de leite de vaca padrão. Os bebês alimentados com o soro do leite apresentaram maior número de bactérias probióticas em suas fezes, o que proporciona uma imunidade gastrointestinal aumentada, reduzindo o risco de diversos tipos de doenças. Já falamos sobre a flora intestinal aqui.

Em outro estudo, 38 crianças com constipação, com idade média de 1,7 meses receberam fórmula infantil padrão e uma fórmula de soro de leite (whey) parcialmente hidrolisada, ambas com prebióticos, mostrando melhora significativa na freqüência de evacuações em ambos os grupos e nas taxas de crescimento, sem oferecer riscos à saúde das crianças. Nesse estudo, o efeito benéfico foi associado em grande parte aos prebióticos, visto que os dois grupos tiveram um bom resultado.

Esses estudos mostraram que não foram encontrados riscos para a saúde das crianças, quando o uso é bem orientado. Vamos pensar em uma alimentação equilibrada, com moderação e variedade para que nossas crianças vivam bem e possam ter saúde física, emocional e nutricional adequadas. 

Se pensarmos em como está a alimentação delas hoje, é possível encontrar vários outros produtos no dia a dia, que trazem malefícios à sua saúde, como o uso excessivo de leites e açúcares, achocolatados, queijos gordos amarelos, frituras, salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, entre muitos outros, os quais deveriam ser usados apenas esporadicamente.

Consulte sempre um Nutricionista para que as orientações sejam sempre individualizadas. Como existem diversos produtos no mercado, sob diferentes apresentações, é sempre bom entender qual o melhor produto para o seu caso. Inclusive já vimos aqui, que há diferentes tipos de whey, com objetivos diferentes.

67 comentários:

  1. Adorei suas postagens!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo é fake pra esse site kk ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele quis dizer que vc mesmo colocou o comentário agradecendo o site!

      Excluir
  3. Boa noite, você poderia me passar os artigos dessas pesquisas ? Obrigada Bruna D'Agostino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna. Posso sim! Me passe seu email que eu separo para te enviar, assim que possível. Você profissional da saúde?

      Excluir
  4. Gostei muito do seu artigo. A alimentação infantil tem que ser bem pensada, com tantas coisas prejudiciais temos que ser seletivos. Mas me parece ser difícil fazer com que crianças gostem de tomar o whey protein pelo gosto "diferente" pra elas. Exite alguma versão para os pequenos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel. Obrigada por acompanhar o blog!
      Realmente algumas crianças não gostam. O sabor é algo complicado, principalmente dos mais hidrolisados. A dica é fazer receitas que utilizem o whey protein para o pós treino, utilizando fontes de carboidratos em quantidades adequadas para o objetivo de cada criança, respeitando o tipo de atividade, tempo e individualidade da criança.
      É mais fácil que se adaptem a bolinhos, panquecas, vitaminas... é o que tenho sugerido aos meus mirins, e alguns testaram e aprovaram a sugestão... agora, tem que ser um whey de sabor agradável, pois existem muitas opções no mercado, certo?!
      Até mais... continue por aqui e desculpe a demora para responder!!!

      Excluir
  5. Oi tenho 21 anos tenho uma filha de 6 meses ainda amamento ela durante a noite antes de dormir depois qe tive ela fiquei pesando 49 kl voltei a ptraticar academia faz 2 meses agora qe estou aos poucos voltando ao meu peso eu posso tomar Whey e tem algum especifico ?? Estava pesquisando e encontrei o Whay Womam ele pode ser indicado ou vc me indicaria algum outro ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Obrigada por acompanhar o blog.
      Existem vários tipos de whey protein ou suplementos protéicos e para escolher o que se adapta melhor ao seu organismo e suas atividades só um Nutricionista, de preferência da área esportiva, após avaliação clínica para te orientar de forma correta.
      Digo isso porquê?! Existem organismos que não toleram whey concentrado ou whey direcionados para mulher, devido à soja, ou qualquer tipo de whey, por ser um alimento com propriedades do leite. Algumas pessoas podem sentir desconforto ou certas reações ao usar, principalmente aparecendo a longo prazo, e precisam ser orientadas individualmente para isso, ok! Não deixe de procurar um profissional para te ajudar, pois além do suplemento, a alimentação é ainda mais importante, e talvez você nem precise usar um produto industrializado, entende! Não vá na onda do que todos fazem! Respeite o seu corpo e a sua individualidade, certo!
      Beijinhos e continue por aqui!

      Excluir
  6. Boa noite, tenho acompanhado o seu blog em Portuga, e gostaria que pudesse me ajudar no seguinte: o meu irmao tem 14 anos 1,82m e 49 quilos joga futebol federado e com uma intensidade muito alta fazendo treinos todos os dias de 2 horas e 15 minutos gostaria de saber a quantidade ideal de proteina hidratos de carbono lipidos etc... aconselhados bem como os suplementos indicados para a sua situação como magnesio whey zinco etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe. Tudo bem? Obrigada por acompanhar o blog.
      Para saber esses seus questionamentos, é importante seu irmão passar por uma consulta com um profissional capacitado na área esportiva. Só uma avaliação individualizada respeitará as necessidades que o organismo dele precisa. Talvez ele precise de todos esses nutrientes, talvez não. Precisa realizar exames bioquímicos, que são importantes antes de iniciar a suplementação e durante o tratamento.
      Infelizmente em Portugal não conheço nenhum profissional para te indicar, mas se estiver interessado, posso me informar e te avisar.
      Me deixe seu e-mail caso tenha interesse.
      Até mais..

      Excluir
  7. Boa tarde..tenho uma filha de 11 anos que treina 4 vezes por semana e é muito fraquinha,pouco resistente e precisa ganhar massa..vc poderia me indicar algo e como utilizar? obrigada....meu email...MARINA.BUENO@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina. A conduta geralmente é aumentar o aporte calórico, incluir boas fontes de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis...
      Mas o que utilizar só é possível indicar após uma avaliação individualizada, por isso recomendo que você procure auxílio de um nutricionista especializado em esportiva para te orientar melhor.
      De onde você é?! Posso te indicar um profissional, caso precise.
      Obrigada pela visita! Beijos.

      Excluir
  8. Bom dia..tenho uma filha de 10 e uma de 14 anos. Sendo que a de 14 treina 4 vezes por semana e é muito fraquinha,pouco resistente e precisa ganhar massa..vc poderia me indicar algo e como utilizar? As duas são magras ,sempre tiveram peso abaixo da tabela. Se puder me responder agradeço. meu email é : shirmorais@ig.com.br Aguardo resposta. muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem?! Obrigada pela visita ao blog, mas infelizmente com esses dados é difícil eu poder te ajudar. É preciso avaliar toda a alimentação e necessidades nutricionais de cada uma... Sugiro que você procure um nutricionista para te acompanhar de forma individual, respeitando as necessidades particulares de cada uma delas... Obrigada pelo contato.

      Excluir
    2. Me avise de onde você é, que posso tentar te indicar algum colega profissional. Beijos

      Excluir
  9. Bom dia..tenho uma filha de 10 e uma de 14 anos. Sendo que a de 14 treina 4 vezes por semana e é muito fraquinha,pouco resistente e precisa ganhar massa..vc poderia me indicar algo e como utilizar? As duas são magras ,sempre tiveram peso abaixo da tabela. Se puder me responder agradeço. meu email é : shirmorais@ig.com.br Aguardo resposta. muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu te enviei um mail! Você recebeu?! Obrigada pela visita! Beijos

      Excluir
  10. Obrigado pela postagem foi super util pra mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Fico feliz em poder contribuir de alguma forma.
      Te convido a curtir minha página no facebook, para receber as novidades com mais frequência. Até a próxima!

      Excluir
  11. TENHO 10 ANOS E SOU BAIXINHA,QUERIA SABER SE ISSO FAZ CRESCER PORQUE VOU FAZER 11 ANOS E ESTOU MUITO ABAIXO DO PESO E DA ALTURA NORMAL...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É preciso fazer uma avaliação cuidadosa a respeito do crescimento. O whey protein pode ajudar ou atrapalhar, depende de cada um. Às vezes, o crescimento é influenciado por alguns nutrientes que você pode não estar consumindo adequadamente. O ideal seria você consultar um Nutricionista Funcional para te ajudar a descobrir se você não tem alguma deficiência nutricional ou má absorção. Você é de onde?! Beijinhos

      Excluir
  12. Ola Tenho 15 anos 1,70m de altura e peso 55 kg, to fazendo academia a um mês, poderia me recomendar um wey bom para criar massa,para tomar antes do treino, mais que nao seja muito forte. Pq ainda sou muito nova para tomar coisas fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabrielly. Obrigada por acompanhar nosso site.
      Fico feliz que queira cuidar da sua saúde.
      Busque ajuda de um profissional para fazer isso corretamente, ok.
      Aqui só dou dicas gerais, mas nada personalizada.
      Beijos!

      Excluir
  13. ola tenho um filho de 7 anos que é super magrinho tem 1,21 de altura e pesa 21 k quero que ele faça nataçao pra ver se ele ganha um pouco de massa posso dar whey protein pra ele?meu e mail meirianerosa@r7.com bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meiriane. É muito importante que ele consulte um profissional Nutricionista para orientá-los. O uso de whey protein pode ser benéfico, mas somente é possível saber as quantidades e modo de uso após avaliáção. Não são todos os adultos que podem usar, e as crianças devem ser bem orientadas, principalmente, pois existe uma variedade de marcas e tipos de proteínas disponíveis. O uso indevido pode provocar problemas de saúde, e até mesmo favorecer um ganho de peso indevido, pelo aumento de massa gorda. Você é de que cidade?! Posso te encaminhar para algum profissional. Obrigada pelo contato. Beijos

      Excluir
  14. Olá, tenho 12 anos e vou entrar numa escola de futebol e queria saber se eu posso tomar whey protein para melhorar meu condicionamento físico pois canso muito rapido
    meu email e adolfocsp13@hotmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adolfo, tudo bem?!
      Muitas pessoas podem tomar, mas muitas pessoas também NÃO podem tomar... para te dizer isso, apenas um profissional Nutricionista que esteja te acompanhando pessoalmente. O cansaço rápido pode ser desequilíbrio da alimentação no geral, e não a necessidade de tomar suplemento. Busque orientação de um nutricionista para fazer uma adequação geral da sua dieta. Nenhum outro profissional, como médico ou educador físico pode fazer esse papel, ok?! Respeite suas necessidades individuais.
      Beijos da nutri.

      Excluir
  15. Boa noite! Meu filho nasce em Setembro preciso saber a origem deste artigo! Se verídico for quero suplementar meu filho desde cedo!! e-mail cleitonbarbosa@outlook.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton. Tudo bem?
      Essa matéria é uma revisão de vários artigos científicos. Posso te enviar se quiser, alguns deles... tenho o compromisso de escrever assuntos pautados em publicações científicas, pois como profissional da saúde, tenho essa responsabilidade.

      Não recomendo a suplementação de nada sem a orientação de um profissional capacitado, que tenha estudado para isso. Sempre busque orientação personalizada para você e sua família. Alguns produtos podem ser bons para uns, mas nem tanto assim para outros. Individualidade é o segredo. Obrigada pela visita e qualquer dúvida, me escreva!

      Excluir
  16. Ola patrícia, tenho 12 anos e estou na academia. Oque voce me recomenda ? Você poderia me passar o mais rápido possível no e-mail pathricia7@gmail.com muito obrigada ! (Ha , pathricia7 tem h ) . Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, tudo bem?! Espero que tenha visto minha mensagem. Infelizmente, não posso te ajudar assim, e recomendo que busque auxílio de um profissional capacitado em sua cidade. Beijinhos!

      Excluir
  17. Olá Patrícia,parabéns pelos artigos,muito bons.
    Meu filho tem 12 anos e pratica natação de alto desempenho a 4 anos com treinos de seg a sábado 3 horas e meio por dia
    O unico suplemento que ele toma é Malto dextrina.
    Qual seria uma dose recomendada de proteina whey para poder ajudá-lo na recuperação muscalar e etc?
    Obrigado
    carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos. Obrigada pelas palavras!
      A maltodextrina é uma boa escolha de carboidratos para ser usada durante o treino. Nem sempre é preciso usar suplementos à base de proteínas e somente um profissional nutricionista capacitado que esteja avaliando seu filho de perto para poder dizer. A dose deve ser adequada individualmente, considerando peso, altura, idade e tempo de atividade física. Muitas vezes, uma boa alimentação pode ajudar em muito, diminuindo a necessidade do suplemento, porém, não necessariamente excluindo o uso. Enfim, dificilmente eu estaria fazendo um bom trabalho indicando qualquer dose, então, o melhor que posso fazer é orientá-lo como pai, a buscar um profissional nutricionista capacitado em sua cidade para poder ajudar de forma satisfatória.
      Muito obrigada e qualquer dúvida, estou à disposição.

      Excluir
  18. Vc pode me enviar artigo cientifico sobre esse assunto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci, meu email é gisellecardoso23@hotmail.com

      Excluir
  19. Oi patricia, boa tarde! Minha sobrinha tem 13 anos, é alta e tem aproximadamente 50 kilos (muito magrinha) eu gosto muito do corpo dela, mas ela queria ganhar mais peso. Existe algum tipo de whey que ela já possa tomar? Qual o mais indicado? E Quantas vezes ao dia?
    Obrigada desde já, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, tudo bem? Obrigada pelo contato e confiança, mas infelizmente não há nada que possa ser indicado sem uma avaliação realizada durante a consulta, pois as orientações ou dicas disponíveis não dispensam o atendimento presencial com um nutricionista, visto que o uso de qualquer suplemento tem que estar em adequação com outros nutrientes da dieta geral. É um conjunto de fatores que precisa ser avaliado.
      Obrigada pela compreensão. Posso te ajudar a encontrar algum profissional próximo de vocês. Qualquer coisa, me retorne.
      Tudo de melhor para vocês! Beijos

      Excluir
  20. Só concluindo meu comentario acima, minha sobrinha nao tem nenhum tipo de alergia, caso esse seja o problema.

    ResponderExcluir
  21. Olá tenho 13 anos, faltando seis meses para 14 e gostaria de saber se eu posso tomar o suplemento Whey protein, pois estou fazendo academia, e se sim, também queria saber com que frequência, quanto é quando, obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, rudo bem? Nem sempre o uso do whey é necessário, podendo haver outras formas de adequar seu plano alimentar. Apenas após uma avaliação nutricional adequada é que essa conduta pode ser tomada. Recomendo buscar orientação com um profissional da sua cidade. Se precisar de alguma indicação, me diga de onde é para eu tentar buscar algum colega de confiança. Até breve.

      Excluir
  22. Completando meu comentário anterior, sua queria tomar Whey protein oara ganhar mais musculo

    ResponderExcluir
  23. Olá, estou com 14 anos e queria saber quantos daqueles "potinhos" que vem com o saco de Whey posso tomar após meus treinos.
    Artigo muito bom e explicado!

    ResponderExcluir
  24. Olá boa noite , gostaria que vc me passa os artigos e referencias :D
    nutricionista_fernandaoliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá,meu filho tem 13 anos e tem 2 meses na musculação e gostaria de saber se eu posso dar suplementos para ele??
    email: dionicedossantos2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dionice. Somente uma consulta bem orientada poderá definir isso.
      Recomendo buscar orientação de um profissional capacitado na sua cidade. Se precisar de indicação, me retorne com o nome da cidade que tento verificar se conheço alguém. Obrigada pelo contato.

      Excluir
  26. Oi..Meu nome é Pedro pai de um menino de 12 anos que treina 2 vezes por semana 2 horas.Qual whey você me indica?

    Aguardo:Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro. Obrigada pelo contato.
      O uso de suplementos só pode ser decidido após uma avaliação clínica completa. Recomendo buscar orientação nutricional de um profissional nutricionista na sua cidade, e após a consulta e avaliação de exames, ele poderá te orientar melhor e adequadamente. Eu costumo recomendar whey protein para aquelas crianças atletas que realmente precisam complementar sua dieta, o tipo de whey e quantidade depende de uma avaliação criteriosa. Obrigada pela compreensão.

      Excluir
  27. OQUE ACONTECE CASO UMA PESSOA DE 13 ANOS TOMA O WHEY ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, existe tanto o lado positivo (quando uso bem orientado), como o lado negativo (uso sem adequada orientação).
      Ele pode ser benéfico quando a criança ou adolescente pratica uma carga de exercícios grande e necessita de complementação da dieta. somente após uma avaliação/consulta, um profissional da área poderá te ajudar a verificar a necessidade do uso. Obrigada pelo contato.

      Excluir
  28. um jogador de futebol adolescente pode tomar whay protein?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia. Obrigada pelo contato.
      O uso de suplementos só pode ser decidido após uma avaliação clínica completa. Recomendo buscar orientação nutricional de um profissional nutricionista na sua cidade, e após a consulta e avaliação de exames, ele poderá te orientar melhor e adequadamente. Até mais.

      Excluir
  29. Respostas
    1. Olá! Para saber isso e fazer o uso ou não, busque orientação profissional personalizada e especializada.
      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  30. Boa tarde! tenho um filho de 8 anos que treina de segunda a sexta, natação terça quarta e quinta futsal e quarta judo, ele e bem magrinho, come bem tem 1,22 e 22 quilos, uma amiga nutricionista me indicou whey protein para ele..será q vai ajuda mesmo?
    Me chamo Vanessa estou em Santos e meu e-mail pontesvanessa@uol.com.br..
    Se vc puder me ajudar agradeceria muito..

    ResponderExcluir
  31. Patricia, tenho dois filhos de 15 anos jogadores de futebol que treinam/jogam 6 x por semana. Gostaria que vc indicasse um nutricionista esportivo para ganho de massa muscular.
    Obrigado
    Paulo
    e-mail - phultymate@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Dra Patricia, a partir de quantos meses ou anos é recomendado o uso de whey em criancas não praticantes de atividade fisica????

    ResponderExcluir
  33. Oi , tenho 14 anos e tenho 1,45 de altura , só que eu Faso academia e treino futebol seria bom eu tomar whey? Não atrasaria meu crescimento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas. Obrigada pelo seu interesse.
      Acredito que você precise de orientação personalizada.
      Talvez você nao possa consumir... precisa ser avaliado durante consulta.
      Obrigada pelo contato.

      Excluir
  34. Oi , tenho 14 anos e tenho 1,45 de altura , só que eu Faso academia e treino futebol seria bom eu tomar whey? Não atrasaria meu crescimento?

    ResponderExcluir
  35. Meu filho tem 11 anos e pratica muito esporte, o que vc me recomenda para que ele possa usar, pois percebo que ele precisa aumentar a massa muscular. Ele pesa só trinta quilos, que vitamina tomar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, obrigada pelo contato.
      Vocês já tentaram fazer acompanhamento nutricional personalizado? Vejo a necessidade de um nutricionista acompanhar seu filho.
      Se me disse de onde são, posso tentar indicar um profissional.
      Até breve

      Excluir
  36. Tenho 16 anos, comecei a fazer academia a mais ou menos uma semana, queria saber se posso tomar Whey sem problema.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!