quarta-feira, 17 de abril de 2013

Batata Yacon

A Batata yacon é originária da Cordilheira dos Andes cujas folhas e tubérculos são consumidos na forma natural em diversos países. É conhecida como batata do diabético, sendo empregada no tratamento de Diabetes Mellitus e colesterol alto, pois os tubérbulos contêm um tipo de açúcar que não é absorvido pelo trato digestivo. 

Ao contrário da batata inglesa e da batata doce, o ideal é que ela não seja frita nem cozida, sendo recomendado o seu consumo na forma crua, como uma fruta ou no suco.


As folhas de yacon foram estudadas por um pesquisador argentino, que revelou seu efeito hipoglicemiante em ratos, quando utilizada na forma de infusão (chá) para tratamento de diabetes. Os autores conseguiram demonstrar que algumas das substâncias presentes nas folhas da Yacon realmente têm efeitos hipoglicemiantes. Mais recentemente, eles conseguiram até mesmo identificar estas substâncias e parece que parte destes efeitos é secundário a um aumento da secreção de insulina pelo pâncreas. No entanto, o consumo das folhas da batata yacon por humanos ainda não é recomendado (apesar de algumas pessoas usarem), pois estudos in vivo ainda são necessários, pois podem provocar danos renais e efeitos tóxicos ao organismo.

O principal nutriente encontrado na batata yacon é a inulina, um tipo de carboidrato, que funciona como um prebiótico intestinal. Prebiótico é o substrato usado como "alimento" pelas nossas bactérias intestinais (probióticos) que favorecem assim, o equilíbrio adequado da microbiota, funcionamento intestinal e absorção de vitaminas e minerais.

A inulina tem fibras, menor valor calórico e não é facilmente digerida pelo organismo humano, fazendo com que o intestino funcione mais, interferindo menos no aumento da glicemia sanguínea, por ter menor absorção do carboidrato presente.
É ela quem oferece o sabor mais adocicado (parecido com pêra ou melão) e deve ser ingerida crua.

Por também ser considerada fibra solúvel, a inulina reduz a liberação de glicose após as refeições, e pode ainda, diminuir a concentração de ácidos graxos e colesterol no sangue. Diferentemente dos demais tubérculos, o seu carboidrato eleva menos a glicemia sanguínea e o seu consumo é recomendado para o controle do diabetes, resistência à insulina, Síndrome do Ovário Policístico (SOP), colesterol alto, tratamento da disbiose ou controle saudável da microbiota intestinal que auxilia na diminuição da síntese de carcinógenos, diminuição do risco de câncer de cólon e de infecções bacterianas, prevenindo alteraçõs gástricas como diarréias ou constipação.

Enfim, por sua digestão ser mais lenta, favorece o controle glicêmico, auxilia no controle da saciedade e na vontade de comer doces. Isso pode ajudar muito a perda de peso para quem está fazendo reeducação alimentar ou está com glicemia/insulina alteradas.
A yacon apresenta baixas quantidades de proteínas e gorduras. O potássio é o mineral mais abundante como na batata inglesa. Em menores quantidades são encontrados cálcio, fósforo, magnésio, sódio, ferro, zinco, manganês e cobre.

Como consumir?

Dica 1: 1 fatia de yacon crua batida com um copo de suco qualquer. 
Isso faz com que o suco tenha uma carga glicêmica menor, liberando menos quantidade de insulina, ajundando no emagrecimento e na prevenção de diabetes.

Dica 2: 1 batata yacon crua pequena picada com 1 colher de sopa de suco de limão e raspas de gengibre (lanche da tarde ou ceia)

Dica 3: colocar 1 batata yacon picada na salada de frutas

Vamos incluir mais esse alimento funcional na sua rotina?

2 comentários:

  1. Está batata faz mal ou não para os rins como diz na reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consumo da batata yacon não apresentou perigos para a saúde renal. O estudo apresentado com possíveis danos renais e efeitos tóxicos se refere às suas folhas e não da batata. Obrigada.

      Excluir

Obrigada pela sua visita!