domingo, 14 de abril de 2013

Quinoa

Você conhece a quinoa?


A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudo-cereal, consumido na forma de grão, farinha ou flocos, que ganhou atenção internacional devido ao seu alto valor nutricional.

Os grãos devem ser lavados antes de consumidos para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente. As saponinas dão um sabor amargo aos grãos e têm efeitos antinutricionais que ainda não foram totalmente elucidados, porém sabe-se que podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades.

Em sua composição nutricional, o amido representa 58%, mas o que mais chama atenção são os 12-15% de proteínas de alta qualidade, compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais (conteúdo protéico mais elevado do que os demais cereais).


As sementes também são ricas em minerais, com quantidade superior ao encontrado no arroz e trigo:


Potássio 927 mg / 100 g
Cálcio 149 mg / 100 g
Magnésio 250 mg / 100 g
Fósforo 384 mg / 100 g
Enxofre 150 a 220 mg / 100 g
Ferro 13,2 mg / 100 g
Zinco 4,4 mg / 100 g

Seu alto conteúdo de fibras alimentares (8,9%, sendo 1,2% solúveis e 7,7% insolúveis) possui efeito positivo para a saúde, como por exemplo a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhora do funcionamento intestinal. Contém vitaminas como a tiamina (0,29%), riboflavina (0,3%) e niacina (1,24%).


Estudos clínicos mostram que a quinoa traz benefícios à saúde humana também para a melhora da resposta imune, da inflamação, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatóide. Serve, ainda, de substituto de drogas antiinflamatórias, favorecendo aqueles que necessitam perder peso. É também boa alternativa para a alimentação dos c



(Fonte: Nutritotal)

Veja aqui uma receita fácil para incluir a quinoa na sua alimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!