segunda-feira, 8 de abril de 2013

Proteínas: você está fazendo isso certo?


É muito comum aumentar o consumo de proteínas quando o objetivo da dieta é ganho de massa muscular. Assim, as pessoas passam a se preocupar excessivamente com a qualidade da proteína ingerida ou com a quantidade exata de carboidrato na dieta, e  pode acabar esquecendo dos cofatores do metabolismo - vitaminas e minerais. Sem uma ingestão adequada desses micronutrientes, os quais são responsáveis por regular a utilização da proteína, carboidrato e gorduras ingeridos, o metabolismo desses macronutrientes acabará sendo prejudicada. Ainda dentro desse contexto, a ausência ou deficiência dos micronutrientes atrapalha todo o processo de ganho de massa muscular.

Se essa ingestão permanecer desequilibrada a longo prazo, a carga ácida da dieta favorece o aparecimento de alguns problemas de saúde.

- Constipação, má digestão e gases: o baixo consumo de vegetais, frutas e grãos integrais pode dificultar o trânsito intestinal pelo baixo consumo de fibras, prebióticos, minerais e vitaminas importantes para a saúde intestinal.

- Osteoporose: excreção excessiva de cálcio pode ocorre devido à carga ácida da dieta. Também predispõe ao aparecimento de cálculos renais.

- Obesidade: devido aos desequilíbrios calóricos, aumento do consumo de gorduras, e restrição de fibras e vitaminas pela diminuição do consumo de frutas, vegetais e grãos integrais.

- Aumento do colesterol: ingestão elevada de gordura saturada é associada com maior incidência de placas de ateroma e hipertensão, favorecendo o desenvolvimento de doenças cardíacas.

- Problemas renais e hepáticos:  o excesso de nitrogênio eliminado pelos rins de forma crônica pode sobrecarregá-lo e mais tarde causar problemas neste órgão, assim como grandes quantidades de proteínas metabolizadas no fígado podem comprometer o funcionamento do mesmo.

- Câncer: dietas ricas em proteínas, com carga ácida, favorecem um ambiente para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como por exemplo, cólon, rim, mama e próstata.

- Permeabilidade intestinal: quando presente, pode ser agravada pela difícil digestão que algumas proteínas apresentam, permitindo a passagem de macromoléculas para a circulação.

- Disbiose: alteração do equilíbrio da flora intestinal, entre as bactérias "boas" e "ruins". As bactérias probióticas (boas) precisam de substratos para se manterem vivas e povoarem nosso ambiente intestinal, favorecendo a manutenção das nossas defesas imunológicas. Os seus principais substratos são encontrados em frutas e vegetais, fontes de prebióticos.

- Doenças auto-imunes: favorecidas pela presença da permeabilidade intestinal, translocação bacteriana, dieta probre e inflamatória.

- Alterações de humor: para o equilíbrio das nossas emoções, é preciso ter um funcionamento intestinal adequado, formação suficiente de serotonina (hormônio do bem estar) e nutrientes essenciais. Grande parte desse equilíbrio depende do consumo adequado de alimentos fonte de proteínas, carboidratos, frutas e vegetais. O triptofano é um aminoácido presente em alguns alimentos protéicos, mas durante o seu metabolismo, precisa competir com os outros aminoácidos para ultrapassar a barreira hematoencefálica, e quem dá essa ajudinha são os carboidratos e as vitaminas e minerais.

É inquestionável a essencialidade do grupo das proteínas, sendo tão importantes quando os outros macronutrientes, carboidratos e gorduras saudáveis. Estas são constituintes básicas do organismo e estão presentes em todas as células e tecidos. São enzimas, hormônios, agentes protetores, têm ação antiinfecciosa e ainda são responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo, pelo crescimento e pela reparação de tecidos.

No entanto, seu consumo deve ser bem orientado e individualizado para que seus efeitos benéficos tenham prioridade na sua alimentação.

Consulte um Nutricionista capacitado, pois ele é o único profissional habilitado para organizar um plano alimentar que se enquadre nas suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!