segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pirâmide da Atividade Física



Por que uma pirâmide para atividade física?!

Ela ajuda a visualizar como devemos aproveitar os dias para praticarmos exercícios de forma saudável, buscando qualidade de vida e saúde. 
Mantenha-se ativo do seu jeito, realizando tarefas simples, em casa, no trabalho ou deslocamento, ou seja, sempre que tiver oportunidade.

Procurar desculpas para não se exercitar é muito simples! A correria e falta de tempo do dia a dia impossibilita muitas pessoas a praticar atividade física, mas essas podem aproveitar pequenos momentos como subir escadas, evitar o uso do elevador, descer alguns andares antes do destino final, descer do ônibus alguns pontos antes e terminar o caminho à pé até o trabalho por exemplo... São pequenas atitudes que podem fazer muita diferença, sim!

Para quem tem filhos pequenos, aproveite momentos ao ar livre com as crianças, brinque, ande de bicicleta, nade, pule corda, brinque de bambolê, elástico, ping-pong (resgate brincadeiras que foram ficando para trás...). Passear com o seu animal de estimação também é uma boa!

Para exercícios aeróbios, o ideal é que sejam praticados no mínimo 30 minutos em intensidade moderada ou 20 minutos com intensidade vigorosa.

Reduzir atividades sedentárias é o foco principal, como diminuir o tempo no computador, em frente à televisão ou videogame.

Claro que devemos lembrar os momentos de descanso, mas devem fazer parte de poucos dias como os finais de semana. Até quem malha pesado costuma precisar de um dia off para se recuperar adequadamente, dependendo dos tipos de treino. Nesse dia, o descanso de atividades mais pesadas deve ser total. Não precisa ser necessariamente um domingo, por exemplo, mas sim aquele dia que você não fará exercícios extenuantes, podendo repor o equilíbrio e diminuir o estresse.

Acompanhando a preocupação com a atividade física, é preciso lembrar do descanso sim, principalmente em relação ao sono. O ideal é o cuidado diário, com sono regular de 6 a horas por noite para adultos e 8 a 10 horas para crianças e adolescentes.

Sem esquecer da alimentação, para caminhar junto com essas atividades, ter consciência a respeito do que você coloca no prato, sempre! Isso precisa se tornar um hábito, assim como a prática de atividades físicas. 

Quem nunca praticou atividade física, vai começar aos poucos, bem como quem precisa de novos hábitos alimentares. No início, tudo parece muito difícil, complicado, toma tempo... mas se você não desistir, com o passar dos dias verá como foi gratificante e valeu a pena!
Agora, se você nem começar, não saberá nunca o benefício que poderá ter a partir de pequenas mudanças na sua rotina.

Aproveitando que é segunda-feira, vamos mexer esse corpitcho?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!