quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Chá verde: Camellia sinensis

O chá verde é considerado um alimento funcional, sendo uma das bebidas estimulantes mais consumidas no mundo. Muitos produtos levam o nome de chá verde, mas são verdadeiros apenas aquels que têm a planta Camellia sinensis. Entre seus compostos ativos estão a quercetina, kampferol, cafeína, aminoácidos (teanina), catequinas simples, epicatequina, galatoepicatequina, epigalocatequina, galatoepigalocatequina e galatocatequina-galato.


Efeitos biológicos

- Efeito termogênico, aumentando o metabolismo e favorecendo a queima de gordura e perda de peso, com manutenção da massa magra.
- Diminuição da fadiga.
- Efeito protetor contra diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
- Inibe a peroxidação de gorduras.
- Propriedades anti-inflamatória, hepatoprotetora, hipoglicemiante, anti-mutagênica, antialérgica, antiesclerótica, antibacteriana e anticárie.
- Rico em minerais, vitamina C e K e fluoreto.
- Antioxidante e protetor contra o estresse oxidativo.

A cafeína é considerada uma droga estimulante, possui efeito sobre a função mental e comportamental, produz excitação, euforia, reduz a fadiga, aumenta a atividade motora e pode afetar o sono. 

Apesar de ter uma concentração de cafeína menor que no café (6% cafeína/xícara de chá verde e 25% cafeína/xícara de café), a interação da cafeína com a epigalocatequina-galato do chá verde tem proporcionado maior efeito termogênico, favorecendo a perda de peso, oferecendo efeito ergogênico em praticantes de atividades físicas de endurance, melhorando o condicionamento dos atletas e retardando a fadiga muscular.

O consumo de chá verde é um aliado alimentar efetivo para a perda de peso e diminuição da gordura corporal, sem que haja perda de massa muscular. Seu consumo aliado à prática de exercício físico resistido auxilia na redução de triglicerídeos, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução de massa gorda.

Produtos: Qual escolher?

Os produtos disponíveis são encontrados à granel, na forma de sachê e em bebidas prontas.


Dentre estes produtos, estudos mostram que o uso da erva a granel (com agitação) e tempo de infusão de 5 minutos com a temperatura da água a 100ºC foi a condição mais propícia para o melhor aproveitamento dos compostos benéficos. Quando se prepara o chá verde em maior quantidade, pode-se aumentar a sua eficiência, pois o resfriamento mais demorado favorece o processo (o resfriamento de volumes maiores é mais demorado que o de volumes menores).
* Preparo recomendado:
1º) Ferver a água; 2º) Desligar o fogo; 3º) Colocar a erva; 4º) Abafar e agitar por 5 minutos; 5º) Beber ou esfriar; 6º) Consumir em até 24 horas.

Alguns estudos mostram que o chá verde na forma de sachê possui propriedades benéficas em quantidade bem menor, quando comparados às ervas a granel, podendo ser utilizados eventualmente. Já as bebidas prontas apresentam um valor muito pequeno de chá verde, não sendo consideradas como boa escolha para o consumo.

Preparo X consumo

Após o preparo, a composição do chá verde permanece estável até 24 horas em geladeira, não ocorrendo redução das propriedades antioxidantes e variações significativas dentro desse período. Passado esse tempo, as propriedades não são mais mantidas.

Cuidados

O chá verde também pode trazer alguns malefícios à saúde, se for consumido de forma inadequada e em excesso. Sempre consulte um profissional da saúde para esclarecer as dúvidas e indicar a melhor maneira de utilizá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!