quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Ficando mais leve depois das festas!

Você prometeu que em 2013 iria se alimentar melhor e cuidar da sua saúde? Então, agora é a hora e vou começar a te ajudar a colocar isso em prática desde já!

A época de festas de final de ano é o período que muitas pessoas liberam o controle alimentar ou a dieta (ou a abandonam)!
O exagero acaba fazendo mal, aparece o sentimento de culpa ou os quilinhos a mais na balança! Não menos importante do que isso, pode aparecer aquele mal estar, sensação de inchaço, intestino alterado, falta de disposição, dores de cabeça e outros problemas.

Para ajudar a minimizar esses prejuízos, algumas dicas são importantes agora. Sempre falo da importância de seguir uma alimentação equilibrada durante todo o ano, onde comemos de tudo um pouco. Porém, quando se fala em comer de tudo um pouco, as pessoas logo pensam nos doces, guloseimas e comidas calóricas, mas deve-se dar a devida atenção para que sejam incluídas as frutas, verduras e produtos integrais, por exemplo.

Para esse período, a pedida é seguir uma dieta detox
Mas o que é uma dieta detox ou detoxificante, desintoxicante ou esses nomes tão falados?
A detoxificação alimentar ajuda a reduzir os efeitos dos exageros das festas de final de ano ou até, para quem exagerou ao longo do ano e fez a promessa de se cuidar melhor em 2013! A dieta ajuda a eliminar ou reduzir substâncias desnecessárias ao nosso corpo.

Os órgãos responsáveis pela faxina desses excessos são o fígado e vesícula, principalmente. Para que eles possam funcionar bem, devemos incluir alguns alimentos que dão uma força! O intestino e o rim também auxiliam nesse trabalho, pois também vão eliminar muitas das impurezas ingeridas.


1º passo:




Não é porque você exagerou nesses dias que agora vai querer fechar a boca, ok?! Faça pequenas e leves refeições ao longo do dia, com intervalos entre 2 e 3 horas, caso contrário, seu corpo vai tentar guardar todos os excessos e não eliminar.





2º passo: 

Ingerir bastante água ao longo do dia, longe das refeições. Em média 8 copos nos intervalos das refeições. O consumo de água deve ser maior se você ingeriu bebidas alcoólicas, pois estas favorecem a desidratação. Mas é água mesmo, pura! Não estamos falando de chás, mates, bebidas diet/light, e muito menos aquela "água saborizada", que é mais um refrigerante disfarçado!





3º passo: 
Consumir alguns alimentos sugeridos.




- Alimentos com sabor amargo, como chá de boldo, carqueja e dente de leão. O chá verde, chá de alecrim e gengibre também são interessantes.

Dica: 3 a 5 xícaras ao dia





Aproveitar para consumir em abundâncias as frutas, verduras e legumes. É interessante consumir várias cores diferentes, longe das grandes refeições do dia, e ainda preparar sucos com folhas verde escuras. São apetitosos!  
O suco de limão, laranja e toranja também são bem indicados.
As brássicas são representadas pelo repolho, couve-flor, couve-manteiga, brócolis, couve de bruxelas, mostarda, nabo, agrião, rabanete, rábano e rúcula. Recomendo o consumo de 1 xícara no almoço e jantar, variando diariamente.




Variar os temperos é uma ótima pedida! 
Esses temperos ajudam nosso organismo a diminuir a inflamação, favorecem o funcionamento hepático, renal e intestinal. E ainda garantem que você use uma menor quantidade de sal para temperar seus alimentos.


O período para fazer essa dieta é individual. Depende de quanto tempo você ficou se alimentando com exageros. Se foram apenas alguns dias, se foi durante o mês ou o ano todo. Eu não recomendo fazer durante muito tempo sem um acompanhamento adequado por um profissional nutricionista (reforçando que o nutricionista é o único profissional habilitado para elaborar dietas).

Se os excessos tiverem sido apenas nos dias de festa, de 1 a 2 dias já serão suficientes. Agora se você exagerou durante todo o mês ou durante todo o ano, pode-se fazer durante 7 dias no máximo. 

Agora, os vilões:
 
- O excesso de proteína animal, como carnes vermelha, frango, ovos ou peixe, por alguns dias. 
- Deixar fora do cardápio os embutidos, alimentos mais gordurosos, laticínios, bebidas alcoólicas, doces e açúcar em geral, chocolates, refrigerantes, café preto, chá mate/preto, excesso de sal, produtos industrializados, temperos e condimentos prontos. E para os fumantes, o ideal é diminuir.

Permitir que o seu organismo tenha um dia de "descanso" digestivo, fazendo refeições mais leves durante o dia, vai ajudar a melhorar seu metabolismo e ir eliminando aos poucos os prejuízos nutricionais dessa época.

No próximo post vou sugerir opções para o seu cardápio, fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!