sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Longevidade

Será que hoje já temos os conhecimentos e ferramentas para viver eternamente?

Até descobrirmos isso, existem vários meios para retardar drasticamente o processo de envelhecimento e de doenças. Muito mais do que a maioria pensa, nossas escolhas é que determinam a situação de gozar de boa saúde e bom humor por longos e duradouros anos.

É como alguém perguntar: "Quanto tempo dura uma roupa, um acessório, uma casa?".... 
Bom, responderíamos... "Tudo depende do cuidado que se tem com eles". Se não fizermos nada, logo aparecem os problemas e estes podem acabar desintegrando-se com o tempo. Por outro lado, se oferecermos os produtos adequados para limpeza e manutenção, a vida de cada um pode prolongar-se, basicamente, para sempre.

Isso também é válido no nosso organismo. Apesar de ainda não conhecermos todos os princípios básicos da vida, temos o entendimento cada vez maior dos processos bioquímicos e metabólicos, do genoma humano e da expressão das suas proteínas, que nos oferecem conhecimento para direcionar nossos cuidados e ações.

Entender que o envelhecimento é um grupo de processos biológicos inter-relacionados, facilita esse árduo trabalho e amplia nossos horizontes.

As principais causas de morte por problemas de saúde - câncer, AVC, problemas gástricos, respiratórios e cardiológicos, doença renal ou hepática, diabetes - não surgem da noite para o dia, mas são o resultado de processos que duram décadas.

Nessa hora, muitos pensam que vão ao médico com frequência para fazer os seus exames e check ups... Sinto informá-los que a maioria dos tratamentos médicos convencionais lidam com processos degenerativos, ou seja, depois que a doença já está instalada. É como alguém se aproximar de um penhasco, caminhando de costas! Que tal?

Defendo que devemos sempre fazer nossos exames, sim! Mas precisamos colaborar para que os resultados sejam positivos. Muitas pessoas ficam desesperadas no momento da interpretação de um exame e sentem um alívio enorme quando percebem que até o momento está tudo bem, mesmo que ela não tenha se cuidado como deveria.

É como em qualquer guerra, se o inimigo está prestes a cruzar os portões - ou pior, se já os cruzou -, é importante mobilizar todos os meios possíveis de inteligência e armamento, atacando os principais perigos em várias frentes.

Meu pacientes conhecem essas palavras:
"Eu te dou as armas, quem vai para a guerra é você!!!"

Atrase as estatísticas! Não perca tempo cuidando mais ou menos. Mais ou menos na saúde não serve! (Você vai a um lugar mais ou menos, se tem outras opções?) Isso não é efetivo e o susto pode ser muito pior do que o que você espera!

Você tem opções! Não existe modelo de saúde preventiva sem a Nutrição. Cuide de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!