sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Ômega 3 : A gordura essencial


Os ácidos graxos essenciais englobam o ômega 3 (ácido linolênico) e ômega 6 (ácido linoléico), os quais nosso corpo não consegue produzir e precisam ser consumidos na dieta.
São essenciais para a produção de componentes (prostaglandinas e eicosanóides) responsáveis pela regulação da coagulação sanguínea, pressão arterial, frequência cardíaca, resposta imunológica e uma ampla variedade de outros processos biológicos.

O ômega 6 (ω6) é encontrado em alimentos como óleos vegetais e de sementes, como girassol açafrão, milho, soja e amendoim. Pela sua facilidade de consumo, a maioria das pessoas têm seus níveis adequados ou até acima do recomendado.

O ômega 3 (ω3) é dividido em EPA (eicosapentanóico), DHA (ácido docosaexaenóico) e ácido alfa-linolênico (ALA). O ALA pode ser convertido em EPA e DHA e é geralmente encontrado em sementes de linhaça, canola e nozes (e seus óleos derivados). EPA e DHA podem ser encontrados na gordura do peixe, como arenque, salmão, truta e cavala, óleo de fígado de peixer brancos magros e de baleia e algas. Como o seu consumo não é tão frequente, muitos lançam mão do uso de suplementos nutricionais para adequar suas necessidades.

Efeitos benéficos do ω3

- Proteção contra doenças cardíacas, câncer, artrite e condições inflamatórias, como alergias, dermatites, asma, doenças inflamatórias intestinais e outras.
- Propriedades anti-inflamatórias, anti-trombótica e vasodilatadora, positivas para pacientes com doenças cardíacas, hipertensão arterial, infartos do miocárdio, Diabetes Mellitus, artrite reumatóide e colites.
- Melhora o perfil de triglicerídeos e reduz os níveis da pressão arterial e proteína C reativa.
- Favorece a manutenção do peso.
- Em esportistas, apresenta ação anti-inflamatória dos vasos, músculos, cartilagens e articulações, além de proteger contra o estresse causado pelo exercício.
- Efeitos positivos na saúde cerebral, favorecendo a concentração, raciocínio, memória e melhor dos sintomas da depressão, transtornos obsessivos compulsivos e transtornos de déficit de atenção/hiperatividade.
- Efeitos protetores do cérebro e retina.
- Durante a gestação, contribui para o desenvolvimento cerebral, intelectual, neuronal, sistema imunológico e retina do feto, além de prevenir o nascimento prematuro.
- Previne depressão pós parto, já que grande parte dessas gorduras são transferidas para o feto no último trimestre da gestação e durante a lactação.
- Auxilia na prevenção da Doença de Alzheimer e melhora a função cognitiva naqueles que já têm a doença instalada.
- Importante coadjuvante da longevidade saudável.

Balanço 

As dietas modernas nem sempre oferecem o devido equilíbrio entre o consumo de ω6 e ω3, sendo comum encontrar desproporcionalidade entre os dois. A ingestão desequilibrada de altos teores de ω6 cria um meio perfeito para o aumento da viscosidade sanguínea, da vasoconstrição e da inflamação generalizada que compremetem nossa saúde.

Isso ocorre devido a transformação do ωa gama-linolêico e, depois, a ácido araquidônico, precursor de eicosanóides "ruins" específicos, que podem promover vasoconstrição e elevação da pressão arterial, além de influenciar processos fisiológicos como angiogênese, apoptose, proliferação celular e função das células imunológicas.

Além disso, é preciso saber avaliar a necessidade de EPA e DHA. Algumas patologias ou condições se beneficiam mais de um ou de outro, sendo importante considerar as proporções destes também.

Segurança

É preciso ter cuidado na escolha de marcas de ω3, procurando aquelas livres de contaminação por metais pesados, como o mercúrio.

Outro cuidado para pessoas que vão ser submetidas à algum procedimento cirúrgico: o EPA tem efeito anti-trombótico e interfere na coagulação sanguínea, aumentando o tempo de sangramento. Assim, o recomendado é suspender o uso um tempo antes.

Se você tem colesterol alto, também deve dar atenção ao seu uso. Só faça isso com indicação médica ou do seu nutricionista.

Dentro desse contexto, é sempre importante consultar seu nutricionista para adequar o seu uso à sua necessidade individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!