terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Longevidade e Alimentos

A longevidade está muito mais relacionada com a nossa alimentação do que com qualquer outro fator. Mesmo que se tente controlar outro fatores, como fazer exercícios ou o estresse, se a  sua alimentação não for equilibrada, nada disso surtirá efeito a longo prazo, pois os efeitos adversos da nossa rotina, não poderão ser controlados e o seu corpo terá que carregar isso ao longo dos anos.

Quer entender como isso funciona?

Você respira? Então você produz radicais livres!
Pratica atividade física? Produz radicais livres!
Trabalha demais, rotina cansativa e não tem tempo para se cuidar? Produz radicais livres.
Está preocupado lendo isso? Então você produziu um pouco mais de radicais livres.

Os radicais livres (RL) fazem parte da nossa vida e de tudo que envolve o oxigênio. É preciso oferecer-lhes estabilidade, evitando que sejam produzidos sem controle. O que isso quer dizer? Fazer esse radical deixar de ser livre, reduzindo-o e dando-lhe estabilidade para ser eliminado do organismo ao invés de, em desequilíbrio, gerar reações que podem provocar danos celulares e estresse oxidativo, responsável pelo desenvolvimento de diversas patologias como câncer, aterosclerose, reumatismo, artrite, Parkinson, Ahlzeimer e até o envelhecimento precoce.

Isso é possível entre os 25 mil constituintes ativos dos alimentos. Entre eles, temos os compostos antioxidantes, responsáveis por neutralizar ou sequestrar esses RL, protegendo nosso corpo dos seus efeitos negativos. O perfil antioxidante de alimentos é mensurado em pesquisas científicas e aqui veremos os principais nesta escala e quais os compostos responsáveis por sua ação.

1) Uvas escuras - suco integral e vinho tinto: Quanto mais intensa a cor, mais interessante do ponto de vista funcional. Ricos em resveratrol, antocianinas e compostos fenólicos.  Estimulam o sistema imunológico, previnem certos tipos de câncer e doenças do coração (inibem oxidação da LDL e agregação plaquetária).




2) Frutas vermelhas e berries: açaí, groselha indiana, Rosa canina, crowberry, romã, mirtilos, groselha negra, morangos silvestres, amoras, gogiberry, cranberry e framboesas. Ricas em antocianinas, antioxidantes com poder antiinflamatório, fortalecem os vasos sanguíneos e linfáticos. Fontes principais de vitaminas C e E (principais vitaminas que neutralizam o RL). 





3) Maçã: antioxidantes quercetina e ácido málico, vitaminas do complexo B, C e E. Também contém pectina, fibra que contribui para a redução dos níveis de LDL e manutenção dos níveis glicêmicos.



4) Sementes - nozes, semente de girassol e pistache: fontes de gorduras saudáveis (ácidos graxos poli e monoinsaturados) e antioxidantes (vitamina E, selênio, zinco e manganês). Potentes antiinflamatórios, protegem contra doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, diabetes, dislipidemia e síndrome metabólica e suas complicações.




5) Chocolate amargo mínimo 70%: rico em flavonóides e polifenóis (antioxidantes), aumentam o HDL (bom), reduzem o LDL (ruim) e pressão sanguínea, prevenindo da aterosclerose.




6) Alho: Redução do estresse oxidativo, estímulo das enzimas detoxificantes de compostos carcinogênicos, indução da apoptose (morte de células cancerígenas), sinergia no efeito anti-câncer do ômega 3 e redução do efeito pró-câncer do ômega 6 e redutor de efeitos adversos de quimioterapias. Contém alicina que auxilia na redução do colesterol LDL e pressão arterial.



7) Tomate: rico em licopeno, carotenóide mais potente para estabilizar RL, protege moléculas de gordura, LDL e o DNA, prevenindo da aterogênese e carcinogênese.




8) Chá verde e chá branco: catequinas presentes são potentes antioxidantes e antiinflamatórios que inibem a ativação do fator NF-kB (ativador da inflamação), reduzindo o processo inflamatório de uma maneira geral, auxiliando na prevenção do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.




9) Trigo mourisco, painço e cevada: fontes de antioxidantes, como a rutina, que protegem as células dos RL e de danos contra o câncer.






10) Café: rico em polifenóis antioxidantes, os ácidos clorogênicos que têm efeito de neutralizar ou sequestrar os RL e quelar metais de transição.





Aqui só foram eleitos 10 tipos de alimentos, com potente perfil atioxidante. Para quem tiver mais interesse e quiser conhecer a tabela completa com mais de 3000 alimentos analisados, classificados de acordo com o perfil antioxidante, deixe nos comentários o interesse e e-mail para envio do material.

Isso é Nutrição Funcional!
Trabalhar com o melhor que o alimento pode oferecer à nossa alimentação.
Para adequar esses benefícios à sua individualidade, consulte um Nutricionista para te auxiliar. Faça isso por você!

10 comentários:

  1. Olá Patrícia, primeiro parabéns pelo blog, tem dicas ótimas, sou estudante de nutrição e gostaria de conhecer a tabela citada acima, meu email é: amanda.afsouza@hotmail.com
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda! Obrigada e espero que continue acompanhando. Vou te enviar a tabela sim, pode deixar!
      Te convido a curtir a página no facebook também, para receber as atualizações. Até mais...

      Excluir
  2. Oi Patrícia,
    Gostaria de receber o material citado acima. Meu e_mail: eloisafalabretti@gmail.com .

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Eloisa! Já enviei o material para você. Bons estudos!

      Excluir
  3. Olá Patricia, acabei de conhecer seu blog, e estou adorandoo!!!
    Ficaria feliz se você me mandasse a tabela completa com os alimentos.
    Email: mariana_khatib@hotmail.com
    Obrigada e sucessos!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Patríca!
    As informações do blog são ótimas!
    Gostaria de receber a tabela completa.
    e-mail: anapaulanogueirab@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia gostaria de receber tb esta tabela, não a conheço! Obrigada
    Ótimos posts!
    aefm_enf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Adriana. Já te enviei... obrigada por acompanhar meu blog. Beijos

      Excluir
  6. Oi Patrícia, gosto muito dos seus posts. Gostaria que me enviasse a tabela. Agradeço!
    norodu@gmail.com
    Noemi

    ResponderExcluir
  7. Oi Patrícia, gosto muito dos seus posts. Gostaria que me enviasse a tabela. Agradeço!
    norodu@gmail.com
    Noemi

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!